Ciência

Nasa lança missão para saber se existe vida em Marte que foi lago há bilhões de anos

por: Redação Hypeness

O robô Perseverance, da Nasa, partiu da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, às 8h50 da manhã desta quinta-feira (30). Seu destino? Marte! A previsão de pouso no Planeta Vermelho é em 18 de fevereiro do ano que vem e a missão da Agência Espacial Americana é buscar vida em um local que já foi um lago há bilhões de anos no planeta. 

O lançamento da espaçonave que leva Perseverance para Marte

– Nasa lança perfume com ‘aroma do espaço’ para viajar sem sair do lugar

Os cientistas acreditam que Marte tinha, entre 3 e 4 bilhões de anos atrás, um lago onde hoje existe uma cratera. É lá que irá aterrissar Perseverance. O local tem sedimentos similares aos encontrados na Terra que podem conter vestígios de organismos.

O robô Perseverance carrega instrumentos para, além de coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio, a fim de um dia viabilizar uma missão com humanos no planeta. Demais, né? 

– Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Será acoplado o Ingenuity junto ao Perseverance, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum.

O terreno será fotografado como nunca no planeta — são 19 câmeras — para trazer informações sobre o clima e a geologia de Marte. O instrumento MOXIE deverá produzir oxigênio com base na atmosfera de dióxido de carbono.

– NASA simula como seria o pôr do sol em outros planetas

“Estamos todos emocionados. É fantástico”, declarou o diretor de ciências planetárias da Nasa, Bobby Braun, a imprensa, minutos após o lançamento. Ele explicou que o foguete está “quase na rota de Marte”. 

Ainda será necessária outra “queima de motor” para, então, o foguete sair da sombra da Terra, encontrar o Sol e os cientistas poderem fazer contato com a nave. “Uma vez que fizermos isso, estaremos, de fato, a caminho de Marte”, explicou Braun.

Publicidade

Foto: Divulgação / NASA / Reuters


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Filhote de 18 mil anos achado congelado na Sibéria pode ser cão mais velho do mundo