Ciência

NASA mostra o que acontece se um astronauta deixa cair algo no espaço

por: Redação Hypeness

Filmes de ficção científica já nos mostraram que ficar “solto” no espaço pode ser a maior angústia de um astronauta. Agora imagine um cenário um pouco menos drástico: como seria perder algum item durante uma caminhada espacial? Chris Cassidy, astronauta americano da Nasa que está atualmente na Estação Internacional, pode te falar sobre o assunto.  Durante um procedimento de troca de equipamentos do lado de fora da estação, na última sexta-feira, Chris viu um espelho que ficava em seu braço direito se soltar e sair voando pelo espaço.

“De repente, eu olhei para baixo e vi esse objeto desaparecendo na escuridão. E foi a última vez que eu o vi”, brincou Cassidy, em entrevista à “Associated Press”. “Foi bem chato e eu não sei como isso aconteceu porque os espelho ficam presos, bem apertados, aos nossos pulsos, eles não são muito confortáveis”, contou o astronauta depois de retornar à cápsula espacial.

Os astronautas Bob Behken e Chris Cassidy se preparam para a caminhada espacial.

O momento exato da perda do objeto é difícil de ser identificado nas imagens da Nasa, mas é possível ver Cassidy sem o artefato no pulso esquerdo. Apesar de curioso, o fato não ofereceu perigo para os dois tripulantes uma vez que as dimensões do espelho são muito pequenas. 

É comum as roupas dos tripulantes terem espelhos nos dois pulsos. O objeto ajuda a aumentar o campo de visão durante as missões externas. Em 2013, a Nasa calculou que cerca de meio milhão de pedaços de detritos ou lixo espacial orbitam a Terra.

Publicidade

Foto 1: Divulgação/Nasa / Vídeos: YouTube/Associated Press


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça Ceres, o planeta anão que é um mundo oceânico