Ciência

O chão tremeu e moradores de cidade do sertão se assustam com barulho e clarão no céu

por: Redação Hypeness

Moradores de Custódia, município Pernambucano localizado no Sertão do Moxotó, relataram, por meio das redes sociais, o susto que tomaram na noite desta quarta-feira (15). Muitos comentaram sobre um barulho alto, vindo do céu, além de tremor no solo. As opiniões se dividem entre queda de avião, meteoro e até mesmo visita extraterrestres. 

De acordo com as publicações, moradores de cidades próximas, como Carnaíba, Ingazeira, Iguaracy e Sertânia também sentiram um impacto no solo e acompanharam um clarão no céu às 19h.

– Ufólogos analisam fotos e vídeos com luzes desconhecidas no céu do Rio Grande do Sul

– Espírito Santo registra tremor de terra com estrondos e epicentro em Vitória

– Nuvem gigante de gafanhotos faz Argentina emitir alerta na fronteira com o Rio Grande do Sul

No Whatsapp o boato de que se tratava da queda de um avião de pequeno porte foi rapidamente difundido. Mas a informação pôde ser descartada ao checar as imagens que a acompanhavam. A foto do avião que enviavam se tratava de um acidente no Ceará, que aconteceu em maio deste ano, movimento típico de uma fake news. 

– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra

A Central de Operações CODECIPE também negou a procedência da queda da aeronave. De acordo com a central e a CINDACTA, através do Oficial da Aeronáutica de Serviço, Cap. Ralf “não existe aeronave cadastrada na área descrita”

Já a possibilidade de tremor de terra foi descartada pelo sismólogo Eduardo Menezes. Entrevistado pelo Diário de Pernambuco, ele afirmou que nenhum tremor de alta intensidade foi constatado na região. 

– O que é a ‘nuvem de poeira Godzilla’ que está viajando do Saara para as Américas

O fenômeno ainda está sob investigação, mas segundo o astrônomo James Solon, o Grupo de Astronomia de Pernambuco, em entrevista para o site JC, caso seja confirmada a veracidade do que foi descrito por moradores, pode se tratar de um meteoro fireball, que é muito brilhante.

Uma nova imagem está sendo compartilhada entre moradores via WhatsApp e associada como a causa dos fenômenos ainda não identificados. Especialistas estão se baseando nela para investigação com prioridade para a comprovação de veracidade da imagem:

Foi um meteoro que passou no céu do Nordeste

Meteoro brilhante

O mistério foi desfeito e não está relacionado com a chegada de vida extraterrestre. Na verdade, de acordo com o que explicou à CNN Brasil o astrônomo Marcelo Zurita, o objeto brilhante que intrigou todo mundo é um meteoro que passou com velocidade de cerca de 72 mil km/h. 

O pesquisador disse ainda que o evento, apesar de corriqueiro, é raro na intensidade que foi vista pelos moradores nos estados nordestinos de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Bahia. “Acreditamos que uns 15 ocorreram anualmente na Terra”, esclareceu. 

Publicidade

Foto: Reprodução / WhatsApp


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Falta de seringas para vacina contra coronavírus é risco apontado pela UE