Ciência

5 pesquisadoras brasileiras de meio ambiente que são referência internacional

por: Redação Hypeness

Mulheres brasileiras na ciência realizam trabalhos incríveis e reconhecidos em todo o mundo. Com destaque para a área de meio ambiente, centenas de pesquisadoras do Brasil se tornaram referência internacional por conta da atuação magnífica que desempenham em alguns dos mais importantes projetos existentes no planeta voltados para a conservação da fauna e da flora.

De acordo com informações do site “Ciclo Vivo“, o Brasil ocupa lugar globalmente relevante nas ciências ambientais, um campo com grande participação feminina na coordenação de iniciativas notáveis no cuidado e estudo da natureza.

– As mulheres ‘invisíveis’ que participaram da criação da tabela periódica

View this post on Instagram

No dia da Ciência e dos Pesquisadores e Pesquisadoras prestamos nossa homenagem. Do topo das árvores gigantes da Amazônia aos vales desérticos da Caatinga, pesquisadoras se destacam pelos estudos e os resultados de seus projetos de conservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira. Em um mundo de grandes desafios físicos, logísticos e políticos, as mulheres lideram iniciativas das mais relevantes para a biodiversidade e para as comunidades que vivem dela nas regiões mais remotas deste País. O projeto Mulheres na Conservação mostra pelo prisma feminino alguns dos mais importantes projetos de conservação do Brasil. Todos liderados por mulheres valentes, persistentes, inteligentes, que dedicaram a vida pela natureza, para os animais, a ciência e o desenvolvimento da conservação no Brasil. O #mulheresnaconservacao é multimídia e pode ser lido nas reportagens para a @natgeobrasil .Também reportagens no @ciclovivo além do podcast e websérie para a @fundacaotoyotadobrasil. Com reportagem @pauli_chamorro , fotos @joaomarcosrosa e videos @brunomagalhaes #womeninscience #mulheresnaconservacao #biomas #nature #mujeresenlaconservacion #FundacaoToyota #MundoFTB #MulheresNaConservacao #cientistatrabalhando

A post shared by Mulheres na Conservação (@mulheresnaconservacao) on

A trajetória de cinco das gigantes cientistas dedicadas ao meio ambiente brasileiro foram narradas na websérie “Mulheres na Conservação“. Com reportagens de Paulina Chamorro e fotografias de João Marcos Rosa, o site da iniciativa reúne fotos, vídeos, entrevistas, bastidores e depoimentos inspiradores do trabalho dessas heroínas.

– No Brasil, mulheres com ensino superior ganham 35% a menos, aponta pesquisa

Aqui no Hypeness, você pode conhecer um pouquinho mais sobre a carreira de cada uma delas.

Neiva Guedes, a bióloga que tirou a arara-azul da extinção

Membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), doutora em biologia e professora da pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Universidade Anhanguera-Uniderp, Neiva Guedes trabalha há 30 anos salvar a arara-azul.

Graças ao trabalho científico desenvolvido pela cientista e por sua equipe, a espécie saiu da lista de animais em extinção.

– Ex-bailarina vira designer e cria mais de 30 pôsteres incríveis de mulheres que fizeram história na ciência

Flávia Miranda, a zoológa que se dedicou aos tamanduás

Membro da RECN, doutora em zoologia e reconhecida por seu trabalho em defesa dos tamanduás, Flávia Miranda descobriu e descreveu, em 2017, seis novas espécies do mamífero. Por conta da conquista — que também foi a tese de doutorado da zoológa —, Flávia recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese de 2018, uma das principais distinções acadêmicas do Brasil.

Karen Strier, a antropóloga que estuda muriquis

Um dos nomes mais importantes da primatologia no mundo, Karen Strier trabalha para entender e proteger os muriquis, pequenos primatas que habitam o solo do Brasil.

Beatrice Padovani, a bióloga apaixonada pelo mar

Bióloga e pioneira em conservação da vida marinha brasileira, Beatrice une ciência ao trabalho conjunto com comunidades tradicionais na luta pela preservação da natureza.

Patrícia Médici, a bióloga premiada por pesquisas sobre a anta brasileira

Vencedora do Whitley Gold Awards, considerada a maior premiação de conservação ambiental do mundo, a bióloga Patrícia Médici fez história pelo trabalho que desenvolveu em proteção à anta brasileira.

Publicidade

Fotos: João Marcos Rosa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Acne causada pelo uso de máscaras? Aprenda como prevenir e tratar