Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos tributos vem sendo apontadas como substitutos para homenageados ignóbeis. É o que está acontecendo no estado de Minnesota, nos EUA, onde uma petição pede que a estátua do navegador genovês Cristóvão Colombo, em Saint Paul, capital do estado, derrubada recentemente, seja substituída por uma estátua do compositor, cantor e guitarrista Prince.
O compositor Prince © Getty Images
Falecido em 2016 como um dos maiores e mais influentes nomes da história do rock e da música pop, Prince nasceu em Minneapolis, no estado de Minnesota, em 1958 e, segundo a petição, ele “representa os valores” do estado, enquanto Colombo não representaria. Pela petição a substituição se daria em duas etapas: primeiramente a estátua do navegador seria substituída por outra ligada à população indígena, a ser escolhida pela própria comunidade nativa. Em outro ponto, uma estátua do músico seria erguida, também como parte dessa revisão. “Por toda a nação, autoridades estão escolhendo remover estátuas de supremacistas brancos, escravocratas e outros que ameaçaram a vivência dos povos negros”, diz o texto.
A estátua de Colombo em Saint Paul, antes de ser derrubada © Getty Images
“Aqui em Minnesota, as comunidades estão exigindo a derrubada do monumento a Cristovão Colombo, um homem que assassinou, estuprou e escravizou a população nativa e negros nas Américas”, segue. Ao longo dos anos, o apontamento das atrocidades cometidas pelo navegador genovês – em verdade, segundo historiadores, um déspota que estuprava e torturava pessoas escravizadas – fez a importância do personagem começar a ser revisada. Em junho de 2020, ativistas do movimento nativo estadunidense derrubaram a estátua de Colombo em Saint Paul, como parte da onda de protestos que tomou o país a partir do assassinato de George Floyd pela polícia dos EUA.
A estátua no chão © MPR
Em 2016, Prince faleceu de forma acidental, por uma overdose de um opioide, como um dos mais influentes e bem sucedidos artistas em todos os tempos – com mais de 130 milhões de discos vendidos, e um lugar garantido entre os maiores compositores, guitarristas e produtores da história do rock. A cidade de Minneapolis, onde Prince nasceu, é também o local onde George Floyd foi recentemente assassinado.
© reprodução
Publicidade
Um trio de irmãos faleceu por conta da covid-19 no intervalo de oito dias em São João do Sul, Santa Catarina....
Dwayne Johnson, conhecido popularmente como The Rock, é um dos astros mais populares de Hollywood. Estrela de filmes...
O racismo no Brasil é estrutural. Isso significa que esse preconceito costuma ser mais velado, muitas vezes...
Declarações feitas pelo padre Alain de La Morandais causaram mal estar na França. O pároco de 83 anos disse que...
Professor da Escola Estadual Balbina Viana Arrais, em Brejo Santo, cidade do Sul cearense, Bruno Rafael paiva foi...
O jornalista Léo Batista, de 89 anos, encontrou a sua esposa Leyla Belinaso, de 84 anos, morta na piscina da casa da...
É comum para quem tem bichos de estimação considera-los parte da família. Mas, de acordo com a lei portuguesa, eles...
Estima-se que cerca de 20% da população mundial fuma tabaco e, apesar deste índice estar diminuindo com o passar dos...
Como vivem os milionários? Do que se alimentam? Como passam os dias? Em que gastam sua fortuna? Essas e algumas outras...