Ciência

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

por: Redação Hypeness

Quem gosta de astronomia deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes maior que a da Terra, o segundo planeta do sistema solar não parece nada aconchegante para a formação de vida. Mas será mesmo? 

Segundo dados obtidos pela Nasa, talvez Vênus, em determinadas condições, seja, na verdade, o planeta perfeito para vida fora da Terra. 

Por que a NASA instalou uma base na Cidade Proibida das Estrelas na Rússia
Astrônomos encontram planeta na Via Láctea com tamanho e órbita parecidas com Terra

Ilustração de Vênus feita pela Nasa: “planeta inferno” pode não ser tão infernal.

A 60 quilômetros de altitude, a pressão atmosférica e a temperatura do planeta se tornam mais próximas às da Terra: próximo de -23 graus à noite e por volta de -3 durante o dia. O frio ainda é muito, mas há regiões no nosso planeta acostumadas a temperaturas mais baixas. 

Além disso, moléculas necessárias para a presença de vida, como carbono, oxigênio e nitrogênio, são encontradas ali. Por conta dessas condições, Vênus tem sido chamado de “o planeta do paraíso” — mas só nessa altitude. 

A Nasa pretende, em algum momento, mandar uma missão ao planeta para investigar a possibilidade de existir vida nas nuvens de Vênus. Chamada de Havoc (High-Altitude Venus Operational Concept), a investigação seria feita usando uma espécie de balão. 

20 planetas misteriosos com anomalias que podem ser indícios de vida

Nasa planeja enviar balões para estudar possibilidade de vida nas nuvens de Vênus.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Acne causada pelo uso de máscaras? Aprenda como prevenir e tratar