Debate

Brasil registra queda expressiva de vacinação em meio à pandemia, alerta OMS

por: Redação Hypeness

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) manifestaram preocupação com os índices de vacinação do Brasil. O país está entre os que mais regrediram na questão nos últimos cinco anos e o cenário para este e para o próximo ano não são animadores. 

Pneumologista da Fiocruz, Margareth Dalcolmo diz que vacina da covid não será para epidemia atual

O alerta emitido pelas duas instituições também foi direcionado a outros países da América Latina também afetados pela crise da covid-19. 

Enfermeira vacina criança em Manaus, no Amazonas; queda no índice de vacinação no Brasil preocupa OMS.

Segundo o relatório da OMS, houve uma queda de cerca de 23% nos índices de vacinação entre 2015 e 2019 em território nacional. A redução se compara a de países como a Venezuela, Líbia e Samoa. No Brasil, existe uma preocupação maior com as vacinas relativas à prevenção da coqueluche, de tétano e difteria. Estima-se que 800 mil crianças estejam sem a imunização em dia. 

O sarampo é outro ponto de atenção levantado. Ao menos 30 campanhas de vacinação para a doença no mundo foram interrompidas ou correm esse risco.

Movimentos antivacina contribuem para surto de sarampo e preocupam especialistas

Criança toma dose da vacina contra a poliomielite, no Rio.

Antes da covid, o avanço dos movimentos antivacina já preocupavam os órgãos sanitários. Com a chegada da pandemia, o cenário só piorou, uma vez que as pessoas estão mais receosas de buscaram serviços de saúde ou de permitirem a entrada de agentes em suas casas. A diminuição da mobilidade urbana também é um dos possíveis motivos para isso. 

Cerca de dois terços das 14 milhões de crianças que deixaram de tomar vacinas importantes no ano passado estão em apenas dez países. Entre eles, Indonésia, Congo, Angola, índia, Nigéria e Brasil. 

Jovens devem se vacinar contra a gripe, diz médico. ‘Não dá para marcar bobeira’

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/taboola.php on line 11

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Menina de 11 anos tem página invadida e sofre ameaças e ataques racistas