Criatividade

Tatu Escola construída para indígenas do Mato Grosso viraliza no Twitter

20 • 07 • 2020 às 11:11
Atualizada em 06 • 08 • 2020 às 11:00
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

No último dia 16 de julho, a usuária do Twitter @munihin_ compartilhou algumas fotos da linda Tatu Escola (Iró’Órãpe), uma obra arquitetônica construída de acordo com pedidos da aldeia indígena xavante Nossa Senhora das Graças, localizada no município de São Marcos, no interior do Mato Grosso. Superfofa, a construção viralizou e conquistou mais de 69 mil curtidas na rede social.

Inaugurada em 2007 durante o mandato do ex-prefeito da cidade Zózimo Chaparral, a escola de Ensino Fundamental foi a quinta unidade educacional entregue às aldeias da reserva xavante de São Marcos naquele ano. Segundo informações do site de notícias “Vermelho“, o ex-chefe do município pareceu se orgulhar do projeto.

– 14 milhões e pedido de desculpas: a vitória inédita desta tribo indígena do Acre

Única escola do mundo em formato de tatu, a iniciativa só foi possível por conta do auxílio e interesse de diversas áreas do governo da época em contribuir com políticas de inclusão social.

– Site lista 25 livros de escritoras indígenas para você enriquecer mente e espírito

No decorrer da thread com as fotos, o comentário da usuária Jordana Salamon se destaca e parece resumir bem o sentimento de quem vê a Tatu Escola: “A escola tem olhinhos e orelhinhas […] me diz que os alunos são chamados de tatuzinhos, vai […] aí gente não dá pra preferir prédio em formato de bloco sem graça, olha essa preciosidade”.

– Comunidade indígena do Acre produz lindos calçados de borracha sustentável

Além do tuíte com as fotos, @munihin_, a autora da publicação, também faz parte de uma iniciativa que busca produzir boletins sobre a situação do avanço do coronavírus nas comunidades indígenas brasileiras.

Publicidade

Fotos: Reprodução Twitter/@munihin_


Canais Especiais Hypeness