Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nessa segunda-feira, os bares e restaurantes estarão autorizados a reabrir para o público em São Paulo. Nesse fim de semana, já observamos cenas bizarras de aglomeração no Leblon, no Rio de Janeiro. Com o número de casos aumentando de maneira grotesca – são mais de 1,6 milhão de infectados no Brasil e mais de 65 mil mortes -, as grandes capitais retomam as atividades como se nada estivesse acontecendo. O problema é que a reabertura de bares e restaurantes é uma das maiores armadilhas para fazer com que o número de casos aumente de maneira exponencial.
– RJ tem ‘choppecídio’ com bares lotados e deboche. Cidade age como se coronavírus não existisse
Poucas máscaras e zero distanciamento comprovam que reabertura de bares e restaurantes é precipitada
Um vídeo da NHK mostra como o vírus pode se espalhar em um restaurante. Com um pouquinho de tinta fluorescente na mão de uma pessoa, as imagens são capazes de exibir como as mãos podem acabar espalhando o novo coronavírus:
Experiment to see how germs spread at a buffet.
They applied fluorescent paint to the hands of 1 person, then had a group of 10 people dine.
In 30 min the paint had transferred to every individual and was on the faces of 3. (From @nhk_news) #COVID19pic.twitter.com/tpoUwctTxB
— Eric Feigl-Ding (@DrEricDing) May 11, 2020
Em Tóquio, no Japão, entre março e junho, dezenas de casos relacionados a bares, restaurantes e karaokês foram encontrados. A governadora da capital japonesa, Yuriko Koike, afirmou em entrevista coletiva que “Na maioria dos casos cuja rota da infecção ainda é desconhecida, se suspeita que o foco de dispersão do vírus tenha sido em bares e restaurantes. Eu reitero aos jovens: evitem os karaokeês, baladas e bares, assim como os restaurantes”.
Enquanto isso no Leblon, Rio de Janeiro, no bar Boa Praça, o discurso e as atitudes bolsonaristas seguem soltas no meio de uma pandemia. Garçons usando máscaras e praticamente nenhum cliente no vídeo usando.
(Recebi de um amigo meu) pic.twitter.com/2mdDwHcRNA
— Julia Pitaluga (@juliapitaluga) July 3, 2020
O Texas, nos EUA, foi um dos estados do país que mais viu o espalhamento do novo coronavírus após o ensaio de reabertura. O chefe do governo estadual, Greg Abott, republicano, afirmou que o maior erro esteve na questão dos bares. “Se eu pudesse voltar no tempo e mudar qualquer coisa, provavelmente eu teria atrasado a reabertura de bares. Vendo como o coronavírus se espalha nesse tipo de ambiente, é impossível não perceber as consequências“, afirmou, em entrevista para a KVIA, emissora de El Paso.
Sobre reaberturas, o Texas foi um dos estados dos EUA com o maior aumento de casos recentes. Austin já tá com UTIs chegando na lotação. Segundo o governador “se pudesse voltar atrás e refazer algo, seria reabrir os bares mais devagar”https://t.co/ma0CLoUEZl
— Atila Iamarino (@oatila) June 29, 2020
E por que os bares são tão preocupantes? Primeiramente: espaços fechados tem menos circulação de ar e portanto, o coronavírus pode se espalhar no ar com mais facilidade, atingindo todos os presentes no ambiente, que, em geral, estará lotado. Em segundo lugar, em bares e restaurantes não é possível o uso de máscaras, o que aumenta o espalhamento do vírus no ar.
Uma reportagem da Globo mostrou a dificuldade de fazer uma fiscalização adequada desse projeto de reabertura com ‘protocolo’. Os bares e restaurantes dificilmente respeitam as regras de distanciamento e os próprios clientes não estão muito a fim de entrar nessa. A combinação desses fatores pode levar a uma explosão ainda maior de casos na sua cidade. Por isso, pedimos: não vá aos bares, mesmo com a reabertura.
Publicidade
Vivi Fernandez está distante da indústria pornô há anos, mas mesmo assim sofre efeitos de ter trabalhado em um...
Jair Bolsonaro (PSL-RJ) foi derrotado no Supremo Tribunal Federal, que manteve o pagamento de indenização para Maria...
Sergio Schiller Thompson-Flores, até então foragido, se entregou no último domingo (25) à polícia no Rio de...
A Amazon teve que abandonar um dispositivo de algoritmo desenvolvido para o recrutamento de novos funcionários. A...
A Ku Klux Klan é um dos movimentos mais racistas dos Estados Unidos. Com ideais de supremacia branca e...
Ao menos quatro jornalistas morreram desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia há cerca de um mês, três...
O pacato vilarejo de Mansilla de la Sierra, na região de La Rioja, na Espanha, tem uma população estimada de 67...
Izabel Alvares não teve sossego no ‘MasterChef’, programa que venceu em 2015. A chef de cozinha contou ao UOL ter...
Os sete tiros dados nas costas de Jacob Blake, um homem negro desarmado de Kenosha, no estado americano de Wisconsin,...