Ciência

Vídeo mostra como diferentes máscaras contém a disseminação da Covid-19

por: Redação Hypeness

A essa altura do campeonato, saber usar máscaras é necessário já deveria ter sido entendido pela maioria das pessoas. Mesmo assim, ainda há muita gente que parece não acreditar na eficácia da utilização do equipamento de proteção. O youtuber Joe Hanson, do canal “It’s Okay To Be Smart”, decidiu mostrar como uma bandana, uma máscara N95 e uma máscara de tecido seguram a propagação do vírus se usadas corretamente. 

Máscara com óculos? Tutorial mostra como se proteger do coronavírus sem embaçar a lente

Foi assim que a covid-19 se espalhou: através de correntes de ar carregadas de gotículas microscópicas de coronavírus”, diz o youtuber enquanto apresenta imagens de um homem sem máscara espirrando. É possível ver os fluidos saindo das narinas graças à um método de captação de imagens conhecido como fotografia schlieren.

O processo foi utilizado para mostrar como as máscaras agem para diminuir a vazão de gotículos possivelmente contaminadas do nariz e da boca. Joe contou com a ajuda de Matthew Staymates, engenheiro mecânico e especialista em fluidos do National Institute of Standards and Technology, nos Estados Unidos. A velocidade de reprodução das imagens é de 250 frames por segundo. 

Especialistas mostram como você pode proteger alimentos do coronavírus

O vídeo não mostra partículas virais pelo fato delas serem extremamente pequenas. Porém, basta observar a corrente de ar que sai ao falar ou, simplesmente, ao respirar para entender que a transmissão pode ocorrer caso a pessoa esteja infectada. “Ela (a corrente de ar) pode carregar o vírus como um rio carrega peixes”, explica Joe. Se o ar expelido estiver contaminado, o vírus pode alcançar alguém ou algum objeto a até dois metros de distância. 

Pelas imagens, é possível perceber que a máscara não impede a total circulação de ar — até porque, se impedisse, nós não conseguiríamos respirar. No entanto, ela reduz drasticamente a distância de circulação que o vírus faria.

Máscara ‘inteligente’ que se esteriliza sozinha é aposta criativa contra coronavírus

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
O mapa de Marte detalhado que se tem até agora feito a partir de fotos tiradas da Terra