Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar dos prêmios e papéis históricos na TV, cinema e teatro, a atriz americana Viola Davis, de 54 anos, ainda precisa se posicionar constantemente na luta por equidade racial dentro da indústria do entretenimento. Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2017, do Emmy de melhor atriz dramática em 2015 e de dois prêmios Tony de teatro em 2001 e 2010, a artista teve uma entrevista de 2018 — porém, ainda muito atual — reativada por fãs, no Twitter, em que fala sobre diferenças salariais e comparações entre ela e outras mulheres brancas de mesma profissão.
“Eu consegui o Oscar, o Emmy, os dois Tonys, atuei na Broadway, atuei fora da Broadway, fiz TV, fiz cinema, fiz tudo”, conta Viola à jornalista britânica Tina Brown, de 66 anos, durante a edição de 2018 da conferência Women in The World, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Eu tenho uma carreira que provavelmente é comparável às de Meryl Streep, Julianne Moore, Sigourney Weaver.”
– Viola Davis critica Hollywood por ter cogitado Julia Roberts para papel de abolicionista negra
Viola Davis fala sobre racismo na indústria, disparidade salarial e falta de oportunidade. @violadavis pic.twitter.com/gsZP5YR6qr
— eolor (@revistaeolor) July 1, 2020
“Todas saíram de Yale, saíram de Juilliard [onde Viola também se graduou], saíram da NYU. Elas seguiram o mesmo caminho que eu, e, no entanto, não estou nem perto delas. Nem perto em questão de dinheiro, nem perto em questão de oportunidades de emprego. Nem perto disso”, desabafa a atriz.
– Viola Davis posta exigindo justiça pelo assassinato do adolescente João Pedro
Muitas vezes tida como parâmetro de atuação entre atrizes americanas, Meryl Streep, de 71 anos, já foi uma das comparações com mulheres brancas que Viola Davis acabou ouvindo em relação ao próprio trabalho. “Mas [mesmo com todas as conquistas] eu atendo o telefone e ouço: ‘Você é a Meryl Streep negra’”, conta Viola sobre episódio em que foi desmerecida por conta de critérios racistas.
Viola Davis no premiado papel como protagonista da série ‘How To Get Away With Murder’
– Drag queen negra expõe racismo ao citar pedido de show ‘vestida de escrava’
Apesar da carreira implacável e sem possibilidades de comparação, a luta constante pela liberdade que é descrita na obra da ativista americana Angela Davis, de 76 anos, faz parte do cotidiano profissional de Viola, da mesma forma que se faz presente na vida de mulheres e homens negros de todo o mundo.
“‘Não há ninguém como você!’ Ok. Então, se não há ninguém como eu e você acredita nisso, você vai me pagar o que eu mereço. Você vai me dar o que eu mereço!”, completa a atriz.
Publicidade
A personagem Milena Sustenido, 1ª protagonista negra da Turma da Mônica, acaba de fazer aniversário e, como...
Isabella Fiorentino parece determinada em usar a experiência pessoal com a maternidade para quebrar alguns paradigmas....
O Brasil entrou na disputa para sediar a Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2023. O país se coloca ao lado de outras 10...
A música ‘Quero Ser Feliz Também’ é um dos maiores sucessos do Natiruts. A canção conquistou não só pela...
A pastora evangélica paraense, Jacque Chanel, celebrou o primeiro culto presencial da Igreja Trans ICM Séforas,...
A polícia indiciou três adolescentes autores de ofensas racistas contra a jovem Ndeye Fatou Ndiaye em um grupo de...
O ator Babu Santana é, de muito longe, uma das pessoas mais interessantes da nova temporada do Big Brother Brasil,...
Com o enredo 'A verdade vos fará livre', a Estação Primeira de Mangueira, atual campeã do Carnaval do Rio de...
O ator Daniel Radcliffe, a estrela da saga 'Harry Potter', respondeu a autora dos livros J. K. Rowling após...