Viagem

Visite o túmulo de um antigo faraó egípcio sem sair de casa

por: Redação Hypeness

Se o sonho de viajar ao Egito para adentrar o Vale dos Reis e viajar no tempo ao visitar as tumbas dos mais importantes faraós está suspenso por conta da pandemia, o jeito é recorrer às viagens online – e agradecer às Autoridades Turísticas Egípcias, que tornaram o passeio virtual possível e adentrar as tumbas com o esforço de somente um clique. A visita se dá nos corredores e na sala principal da tumba do faraó Ramessés VI Nebmaatre-Meryamun, que reinou no Egito entre 1142 e 1135 a.C – o quinto faraó da vigésima dinastia egípcia.

Detalhe da máscara mortuária de Ramessés VI © Wikimedia Commons

Essa não é a primeira visita virtual oferecida pelo Egito ao resto do mundo: é possível visitar a tumba da Rainha Nefertari. Curiosamente a tumba onde Ramessés VI foi encontrado não foi construída originalmente para ele: ao fim de seus oito anos de governo, com sua morte o faraó “reaproveitou” a tumba construída para receber a múmia de seu sobrinho, Ramessés V, que reinou imediatamente antes dele – para tal, a múmia de seu sobrinho teve de ser removida.

Antes de falecer, porém, Ramessés VI “reformou” a antiga tumba para lhe receber, ampliando o espaço e redecorando as paredes – resultado que pode ser visto em detalhes na Tour Virtual.

As paredes mostram diversas pinturas do faraó ao lado de deuses como Ra-Harakhti e Osiris, além de passagens representando o caminho da alma na vida após a morte – dentro da câmara principal, o sarcófago de Ramessés VI encontra-se quebrado. O passeio permite ao visitante, em qualquer lugar do planeta, a descobrir a majestosa imensidão do espaço, assim como a riqueza de detalhes da decoração e da arte nas paredes – O Egito e o passado, quem diria, estão aqui.

Publicidade

© fotos: Egyptian Tourism Authority/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A incrível escultura viva que se transforma conforme as estações do ano