Diversidade

Xuxa anuncia livro para crianças com conteúdos LGBTQIA+ e veganos

por: Yuri Ferreira


A apresentadora Xuxa, a icônica rainha dos baixinhos, vai ingressar na carreira de escritora de livros infantis. Ela já tem duas histórias escritas e logo pretende publicar as obras, que terão como fim educar as crianças sobre temas como veganismo – causa pela qual Xuxa milita há anos – e também temas LGBTQIA+, procurando demonstrar o valor da diversidade desde a infância.

Em entrevista ao apresentador Otaviano Costa, no UOL, a rainha afirmou que decidiu abordar temas complexos como a diversidade com um novo olhar, explicando a importância do respeito e da tolerância desde a infância.

– Xuxa vai doar R$ 1 milhão ao SUS para combate ao coronavírus

Xuxa vai ingressar no campo da literatura infatil para falar de temas como veganismo e amor LGBTQIA+

“Tem um (dos livros), que é o meu xodó, que é a história da Maia. Uma menina arco-íris, que tem duas mães, que é minha afilhada. Fiz esse livro pensando em tudo o que a gente está passando, tanto preconceito, tanta discriminação, tanta gente julgando as pessoas pelas suas escolhas, condições ou vontades. Aí eu tentei colocar de maneira lúdica, bonita, para que as crianças possam entender que o amor é mais importante do que qualquer coisa”, afirmou Xuxa Meneghel.

– Adepta do veganismo, Xuxa critica peru de Natal e gera debate nas redes

Os lançamentos de Xuxa provavelmente serão feitos pela Editora Globo, mas ainda não há nome oficial para as obras ou data para publicação. A apresentadora ainda refletiu sobre como os livros podem impactar mães e pais que vão ler as obras para seus filhos.

“A importância da criança olhar para o bichinho e não ser aquela coisa específica “eu gosto de cachorro e gato, mas não tô nem aí para a vaca, para a galinha ou para o peixinho”. E aí também botei dessa maneira e acho que eu vou conseguir chegar onde eu quero”, completou durante a entrevista para o OtaLab.

– Xuxa detalha abusos sofridos e diz ‘querer emprestar voz’ para crianças

Xuxa ainda se meteu em uma polêmica essa semana no Instagram. Ela criticou os defensores da chamada “cura gay” e também reiterou a importância do amor e do carinho com filhos LGBT, procurando conscientizar os seus seguidores acerca do problema da homofobia.

“Eu acredito na cura gay. Sabe quando ela ocorre? Quando, como vi hoje em um post, o pai pede que o filho dê um beijo no namorado para ele tirar uma foto. Também ocorre quando o neto pergunta para a avó: ‘O que a senhora faria se eu trouxesse meu namorado aqui na sua casa?’ E a avó responde: ‘Café.'”, replicou Xuxa, em texto atribuído a Renata Cortezac.

Dá uma olhada na postagem:

View this post on Instagram

Olha que lindo o texto que o Ju recebeu de uma seguidora, serve bem para a polêmica do livro que escrevi e que ainda nem saiu…. ?? Eu acredito na cura gay. Sabe quando ela ocorre? Quando, como vi hoje em um post, o pai pede que o filho dê um beijo no namorado para ele tirar uma foto. Também ocorre quando o neto pergunta para a avó: “O que a senhora faria se eu trouxesse meu namorado aqui na sua casa?” E a avó responde: “Café.” Ou quando alguém pergunta a uma criança: “O que você acha de um homem se casar com outro homem ou de uma mulher se casar com outra mulher?” e a menininha pergunta: “Vai ter bolo?” A cura ocorre, quando a culpa desaparece, quando a pessoa deixa de se sentir errada, quando consegue ser feliz sem medo, sem pensar em doença, ou pecado. A cura vem quando se tira o peso das costas, quando não se percebe como o estranho no ninho, quando a pessoa se sente amada. Desse processo de cura precisamos todos nós. Precisamos nos assumir. Todos nós. Gordinhos, baixinhos, magrinhos. E o que é mais legal é que quando eu deixo o outro ser do jeito que que ele quer ser, o mundo fica mais fácil para eu ser do jeito que eu quero ser. Esse debate é muito importante, pois, como disse um amigo, mostra quanta gente faz parte de um círculo de amor, de pessoas do bem! Aliás, psicólogos são as pessoas indicadas para ajudar a resolver questões mal resolvidas, uma delas é “Por que a felicidade dos outros incomoda tanto?” ou “Por que ver pessoas bem resolvidas tira tanto o sossego?” Aí sim, tem muita gente precisando de ajuda. (Texto de @renatacortezac )

A post shared by Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) on


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram/@xuxamenegheloficial


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A história da 1ª parlamentar muçulmana e não-binária eleita nos EUA