Ciência

A incrível adaga de cristal pré-histórica descoberta na Espanha

por: Kauê Vieira

Localizado na região sudoeste da Espanha, o Tolo de Montelírio é uma construção megalítica de construção datada em pelo menos 3 mil a.C. Sua escavação aconteceu entre 2007 e 2010 e, ao longo dos anos, desde então, pesquisadores vêm publicando as mais incríveis descobertas oriundas do local – especialmente artefatos feitos em marfim, âmbar, ouro, cerâmica, assim como ossos e tecidos já foram encontrados no imenso monumento pré-histórico circular, construído durante a idade do cobre. Uma das mais incríveis descobertas no local, publicada em 2015, é feita de um material inesperado e quase místico de tão incrível: uma série de pontas de flecha, de outras armas e até mesmo uma adaga feitas de cristal.

Segundo pesquisadores responsáveis pela descoberta, ligados a Universidade de Granada, como o cristal não é um material comum na mineração da região, é provável que a matéria-prima para o desenvolvimento das armas tenha vindo de longe, e que os artefatos fossem de uso coletivo – mais do que isso: pela disposição das armas em relação aos restos mortais de ao menos 25 indivíduos encontrados no local, é provável que os objetos tenham sido forjados para rituais e não para batalhas propriamente. “Eles provavelmente representam parafernália funerária, somente acessível à elite do período”, escreveram os pesquisadores.

“Por outro lado”, segue o texto, “o cristal devia possuir significado simbólico ainda em sua forma bruta, com conotações e significados especiais. A literatura mostra exemplos de sociedades em que as pedras de cristal e quartzo ainda como matérias brutas simbolizam vitalidade, poderes mágicos e a conexão com ancestrais”. Ainda que a descoberta de artefatos de cristal não seja uma novidade, trata-se de área ainda pouco estudada nos campos arqueológicos, e por isso a importância da descoberta na Espanha – especialmente pela incrível capacidade técnica que o esculpir de tal adaga exigiu da sociedade pré-histórica.

O Tolo de Montelírio é uma construção circular composta por duas câmaras, um corredor e um átrio, sob um cemitério artificial localizado na província de Sevilha.

O Tolo de Montelírio

Publicidade

© fotos: Miguel Angel Blanco de la Rubia/divulgação


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI