Arte

A pintura selvagem, sem lógica e entortando as leis da natureza de Bruno Pontiroli

por: Vitor Paiva

Se para cada passo que damos na vida uma série de normas e limites se impõe nos lembrando de tudo que não é permitido na realidade, a arte nos permite a experiência oposta: contrariar os limites até mesmo da gravidade e das leis da física, e dobrar tempo, espaço ou mesmo nossos corpos ao impossível que o traço, a pena, o desenho e a pintura alcançam através do talento do artista. É isso que basicamente o trabalho do pintor francês Bruno Pontiroli: contorcer corpos em formas e ângulos que nem o mais alongado dos ginastas poderia sequer supor – mas não somente com corpos humanos, e principalmente com animais selvagens em posições tão divertidas quanto surreais e inimagináveis.

Para começar a contorcer tigres, leões e lobos, apoiar hipopótamos sobre a ponta da língua, dobrar hienas ao meio e tanto mais, Pontiroli precisou olhar o tema de seus trabalhos da mesma forma que uma criança modela argila ou mesmo desenha seus rabiscos: com total liberdade.

“Meu objetivo é subverter a visão restrita que temos do mundo de cabeça para baixo e perturbar nossa imaginação enquanto bagunço uma realidade estabelecida com imagens que são ao mesmo tempo familiares e incompreensíveis”, diz o artista, que almeja temas profundos ao mesmo tempo que diverte o espectador com imagens do absurdo.

“Distorcer um símbolo ou misturar universos opostos me permite questionar a identidade das coisas para que eu possa reinventa-las em um mundo sem lógica. Tudo é possível”, conclui Pontiroli. Sua série A Rebrousse-Poil, or against the grain estará virtualmente exposta na galeria at Corey Helford Gallery, em Los Ageles, e seu trabalho pode ser acompanhado, no mais completo delírio, através de sua conta no Instagram.

Publicidade

© artes: Bruno Pontiroli


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista de rua francês espalha imensas borboletas pelas paredes de cidades do mundo todo