Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Caetano Veloso, Karol Conka e Zeca Pagodinho atacam nas lives

por: Gabriela Rassy

Batemos 20 semanas desde o início do isolamento social. São 20 semanas de lives com shows e performances online, lançamentos que falam de racismo, de solidão, mas de muita luta também. Seguimos em quarentena e propondo que você fique em casa pelo tempo que a sua sanidade mental permitir. Para te ajudar nessa missão, aquela listona do melhor da semana, para curtir da cama ou do sofá.

Tem aniversário de Caetano Veloso, tem Karol Conka mandando ver com o Slam das Minas, tem Zeca Pagodinho no Dia dos Pais. Mas tem também dicas de presentes gastronômicos, bons filmes e aqueles lançamentos da música que a gente ama.

Vem na minha!

#lives

Slam das Minas e Karol Conka | Youtube
Quarta, 19h

Luiza Lian e Charles Tixier | YouTube
Quinta, 19h
Dentro do projeto #sescaovivo, a cantora e compositora faz apresentação acompanhada de Charles Tixier.

Festival de Inverno Rio 2020 | YouTube
Sexta, 19h
Ferrugem, Marcelo D2 e Thiago Martins fazem show online dentro do festival.

Coruja BC1 | Show livre Play
Sexta, 20h
O rapper realiza seu show por ali, munido do repertório do aclamado disco Psicodelic (2019) e também com o EP Antes do Álbum, lançado durante o isolamento social e nunca antes executado ao vivo. O rapper irá interagir com os fãs ao vivo, via chat. A audiência também tem a opção de enviar vídeos com recados e perguntas, no ato da compra do ingresso. As vendas do terceiro lote dão direito a um meet & greet, ou seja um encontro virtual com Coruja BC1 após o show.

Caetano Veloso | Globoplay
Sexta, 21h30
Caetano apresenta inéditas em show online especial que celebra seus 78 anos. E tem mais! Vai rolar lançamento especial da faixa “Talvez” feita em parceria com o filho Tom Veloso e com Cezar Mendez.

Russo Passapusso part. Marcelo Seco | YouTube
Sábado, 19h

Dentro do projeto #sescaovivo, o vocalista do Baiana System faz apresentação com participação de Marcelo Seco.

Zeca Pagodinho
Domingo, 17h
A live em comemoração ao dia dos pais vai chegar com muito samba. O almoço especial vai ser acompanhado de sucessos de Zeca Pagodinho.

#lançamentos

Letrux | Vai Brotar
A canção, composta em parceria com Arthur Braganti, coprodutor do disco e tecladista da banda, ganhou uma leitura audiovisual sombria, onde mulheres e a natureza explodem em revanche, fogo e dança. Uma ode à natureza, a favor da manutenção das reservas naturais, da agricultura familiar, dos povos ancestrais. “É uma homenagem aos verdadeiros protetores das florestas e um manifesto contra o patriarcado, o agronegócio, a mineração, o latifúndio e a exploração da biodiversidade e das pessoas que nela e com ela habitam este sistema”, comenta a artista.

Amanda Magalhães | Na Sua Casa
O trabalho reflete o sentimento da ausência, nostalgia e também da esperança no cenário que estamos vivendo, em uma canção melancólica, mesclando referências da MPB e do Jazz. O videoclipe foi gravado em stop motion com um aplicativo de celular. A técnica foi escolhida como ferramenta para driblar a falta de recursos no contexto atual da pandemia. Lançada pela Boia Fria Produções, a música foi composta por Amanda, em parceria com Mari Bergel (empresária da artista e compositora) e com Vico, que também assina arranjo, contrabaixo e violão. A produção e a mixagem são da própria cantora, assim como o piano e a programação da bateria e das cordas.

Roseane Santos | Fronteiriça
“A minha história começa na canção brasileira e nunca termina, se amontoa e remonta”. Com mais de 18 anos na música – entre grupos de música de tambor, samba de gafieira, coro de vozes e uma extensa carreira como crooner – Roseane Santos é uma das vozes mais marcantes do cenário cultural curitibano. Em sua trajetória, esteve ao lado de nomes como Nelson Sargento, Zé da Velha, D. Ivone Lara, Walter Alfaiate, D. Lia de Itamaracá, Kiko Dinucci, Silvério Pontes, Tião Carvalho e Orquestra à Base de Sopro. Agora, a artista intimamente ligada aos universos do samba e ritmos afro-brasileiros compartilha um novo diálogo com suas próprias origens.

Barro | Antimusa
Todos já se sentiram presos em um personagem. É aquilo que as pessoas esperam de nós, seja nossa reação, nosso trabalho ou mesmo nossas relações. O novo clipe do artista pernambucano explora este papel através de uma personagem feminina que entre luzes e sombras tenta se livrar do que lhe foi designado pela sociedade.

Paolo Ravley | Lado B
Há 15 anos vivendo entre Brasil e França, o cantor e compositor maranhense Paolo Ravley acaba de divulgar, em todas as plataformas digitais, seu segundo registro de estúdio, Lado B. Composto por 6 faixas, projeto é guiado por riffs de guitarras típicas do nordeste, sintetizadores, percussões reais e orgânicas, além de uma boa programação rítmica.

Parmi e Marianno | Nova Era
Dois artistas e compositores com suas influências e carreiras individuais, resolveram se unir em isolamento social, logo no início dessa pandemia, para produzirem novas músicas. Dessa experiência surgiu o EP “Nova Era”, que conta com mixagem 8D de João Milliet – ouça a faixa com fones de ouvido para uma melhor experiência.

#filmes

Indianara | Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa
Depois de balançar as estruturas do ‘Festival de Cannes’ e circular com sucesso por mais de 40 festivais, o documentário Indianara chegou ao streaming no Brasil. A história da ativista revolucionária, idealizadora da Casa Nem, na luta pela sobrevivência dos transexuais no Brasil, é tão bela quanto urgente. Perto dos 50 anos, Indianara Silveira é uma incansável lutadora pelos direitos LGBTQIA+ que, diante de um avanço de um governo baseado no conservadorismo religioso e militar, reúne suas forças para um último ato de resistência. O Hypeness acredita que não há data ou mês suficiente para que o tema Respeito se esgote. Enquanto houver discriminação e retrocesso, há de se existir luta. E este é um filme atual que processa este debate de forma potente e crua. ‘Indianara’ está disponível em streaming no MUBI e é uma boa chance para aproveitar o período de degustação especial gratuita de 30 dias para leitores do Hypeness. Acesse mubi.com/hypeness para ter acesso a todo um universo de filmes cuidadosamente selecionados por quem entende do assunto. 

Cinesolar Janela
7, 8, 09, 14 e 15 de agosto
Com a pandemia, a Brazucah Produções precisou adaptar o Cinesolar, projeto itinerante que todos os anos leva o cinema, movido a energia solar, para comunidades de todo o país. Em novo formato, o Cinesolar Janela terá projeções feitas em paredes e telas de conjuntos habitacionais. As atividades acontecem em Osasco, Cidade Tiradentes, Cohab Inácio, Heliópolis e Campo Limpo.

Especial – Festival Internacional de Curtas Kinoforum
Quinta, 20h
Em parceria com o MIS, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum – propõe um “esquenta” com projeções de curtas brasileiros históricos e lives com seus diretores. O programa especial ‘Criatividade em Tempo de Crise’ reúne alguns dos mais importantes cineastas revelados durante a denominada ‘Primavera do Curta’ (1986 – 1996). Entre outras questões, os debates têm como pauta a criação, produção e circulação desses curtas e de como foi possível eclodir uma filmografia criativa e impactante em pleno período de crise aguda na produção cinematográfica brasileira? E que lições pode-se extrair de tal experiência para iluminar os dias que se seguirão à pandemia planetária do Covid-19? Nesta quinta, às 20h, acontece uma live especial no canal do MIS no Youtube com Laís Bodanzky, Tata Amaral e Ana Luiza Azevedo. As cineastas irão debater os filmes “Cartão Vermelho”, de Laís Bodanzky, “Viver a Vida”, de Tata Amaral, e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, que serão exibidos às 19h na plataforma do Festival. Mais informações neste link.

#cursos

Kleber Mendonça em foco, da Casa Guilherme de Almeida
O curso promove contato mais profundo com a produção do cineasta e como ele desmistifica o Nordeste por meio de uma estética mística folclórica nacional que resgata diversos símbolos da cultura dessa região. As aulas ocorrem às sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto, e 4 de setembro, das 19h às 21h. A inscrição fica aberta por aqui: https://bit.ly/394kAIP.

Fotografia e Percepção Ambiental
A oficina visa despertar a percepção ambiental por meio do desenvolvimento da linguagem fotográfica. Serão apresentados conceitos teóricos da linguagem e a proposta de construção de uma narrativa fotográfica a partir da percepção individual de cada participante sobre o ambiente que o cerca. As aulas serão disponibilizadas pelo YouTube dos dias 11 a 14 de agosto, a partir das 16h. O encontro final da atividade será ao vivo, pelo Google Meet, no dia 26 de agosto às 16h. As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de agosto, por meio deste link.

Processo Criativo em Produção Musical com João Milet Meirelles | Mundo Pensante
Inscrições aqui
Uma oficina prática focada nas 4 etapas da produção musical, desde as primeiras escolhas conceituais e técnicas sound design, (composição/produção) até a finalização (mixagem/masterização) e planejamento de lançamento, público alvo, plataformas, etc. Serão ministradas aulas expositivas de 3 horas de duração e trabalhos que cada participante deverá desenvolver em casa. As aulas serão uma vez por semana, permitindo um tempo para cada um trabalhar na sua produção: criação de sua própria coleção de sons e presets (sound design); composição e arranjo; edição e mixagem.

#visuais

Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – 20 Anos
Com curadoria de Eder Chiodetto, exposição reúne obras de figuras emblemáticas da
fotografia e presta homenagem à Mário Cravo Neto. O recorte online da mostra é parte
da programação especial de aniversário de 72 anos do Museu. A exposição, que será inaugurada na íntegra na reabertura do espaço físico do Museu, ganha este recorte online organizado por Eder Chiodetto, curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM desde 2006. Há trabalhos de diferentes gerações e linguagens artísticas, criações emblemáticas de nomes como Adriana Varejão, Berna Reale, Cláudia Andujar, Fernando Lemos, Nuno Ramos, Miguel Rio Branco e Regina Silveira – esta última, apresenta uma edição comemorativa de FLASH (2010).

#cênicas

Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro | Zoom e YouTube
Sábados e domingos de agosto, 18h e 19h30
A mostra competitiva, promovida pela Cia Banquete Cultural, conta com 10 apresentações de teatro online em tempo real, sendo 5 dramas e 5 comédias. A participação é gratuita e os interessados em assistir ao vivo, devem enviar um e-mail para banqueteculturalproducoes@gmail.com. O link e a senha para acesso à sala virtual do Zoom serão enviados por e-mail pela Cia Banquete Cultural.

Me Ajuda a Olhar | Zoom
Três espetáculos online para crianças e adolescentes compõem o projeto idealizado pela Equipe Flávia Garrafa. “Me ajuda a olhar” nasceu da ideia de levar ao público trabalhos teatrais feitos pelo elenco da Equipe e sobre temas que são constantes no universo dos alunos: a reestreia de Acorda, Gabi! e a estreia de dois novos trabalhos Já pra cama, Theo! e Se enxerga, Alice!.

#gastronomia

Cuscuz da Malu
Para homenagear os pais neste dia tão especial, o Cuscuz da Malu preparou um Kit delicioso com o cuscuz de bacalhau, um sucesso do último final de ano, acompanhado do imperdível cuscuz de tapioca. A harmonização fica por conta do vinho orgânico e vegano Adobe Chardonnay ou o Rosé. Quem tem pais cervejeiros, pode optar pela artesanal Golden Ale, da cervejaria Catimba. No kit ainda vai de presente o molho de pimenta artesanal de picância equilibrada, feito pela própria Malu. O Kit 1, com o cuscuz de bacalhau de 1.1kg, um cuscuz de tapioca de 550g, o vinho e a pimenta sai a R$ 186. Já o mesmo kit acompanhado da cerveja, fica R$ 147. A opção menor, com o cuscuz salgado de 550g e doce de 300g, fica R$ 128 com o vinho e R$ 89 com a cerveja.

Cook & Jazz
Domingo, 9, a partir das 13h
No Dia dos Pais acontece a segunda edição do Cook & Jazz, evento online produzido pela plataforma Jazz Mansion, que cria uma experiência imersiva na gastronomia juntamente com artistas musicais via Zoom, onde o público aprende em tempo real receitas de pratos com nomes importantes da gastronomia. Dessa vez, a chef carioca Fernanda Emerich, que participou da primeira edição do reality “MasterChef Profissionais”, irá ensinar a receita do Risoni de Funghi aos participantes que, enquanto cozinham, poderão interagir entre as demais pessoas, tirar dúvidas e, claro, curtir os shows da Jazz Mansion ao vivo. Os ingressos para essa edição já estão disponíveis na Jazz Mansion Store e os valores começam em R$ 30.

Cervejaria Nacional e Oma Café Colonial
Em comemoração de Dia dos Pais, a Cervejaria Nacional, localizada no bairro de Pinheiros, fechou parceria com Oma Café Colonial e apresentam uma sugestão de presente para ocasião: uma cesta dedicada aos pais cervejeiros. As encomendas devem ser realizadas pelo site, aplicativo, Instagram ou WhatsApp, até o dia 5 de agosto, e retiradas no dia 8 ou 9 de agosto. A cesta conta com opções artesanais, como a cerveja da casa e acompanhamentos de charcutaria (R$ 170 + valor de frete). Entre as sugestões: o pão de malte de cerveja (400g), patê de gorgonzola, tapenade de azeitona, manteiga de ervas e lúpulo, e a tábua de queijos e frios, com parmesão, cheddar da serra das antas, salame, presunto cru e copa. Já o chope fica sob escolha do cliente, com um growler de 1L e copo da Cervejaria Nacional, com os estilos de Pilsen, Weiss, Ipa, Amber Ale ou Stout.

Dona Deola
A padaria oferece cesta de dia dos pais com duas cervejas Colorado Ribeirão Lager ou vinho Alandra, Tábua de frios (mortadela, salame, presunto parma), Tábua de queijos (provolone, gouda e parmesão), Pão italiano, Sardella, Patê de brie, Grissinis variados, Amendoim japones, Mini ciabata, Baguete de calabresa, Brownies banhados no chocolate, Casquinha de pizza – Crostada de parmesão e Torradas variadas. O preço com cervejas fica R$ 199 e com vinho R$ 219,19.

#canais

Papo de Música com Margareth Meneses
“Por que um artista branco cantando faz sucesso e a mesma música cantada pelo bloco afro não faz?”, questiona Margareth Menezes em conversa com o canal Papo de Música, comandado pela jornalista Fabiane Pereira. Uma das principais vozes da música popular brasileira, a cantora e compositora baiana deu uma verdadeira aula sobre a importância da produção cultural afro-brasileira e ainda respondeu uma pergunta feita por Taís Araújo enquanto a atriz fazia uma live com Ivete Sangalo. A questão, que viralizou, é a seguinte: “por que Margareth Menezes não é tão gigante quanto Ivete Sangalo”?

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como R&B e Hip-Hop ultrapassaram o rock e se tornaram os gêneros mais ouvidos dos EUA