Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Criada em 1991, a campanha “Agosto Dourado” acontece anualmente para promover a conscientização sobre a importância da amamentação. Com início no Dia Mundial da Amamentação (1/08), a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada entre 1 e 7 de agosto e, todos os anos, abre as ações do mês em prol do incentivo e divulgação de informações sobre os benefícios do aleitamento materno.
Este ano, mães anônimas e famosas publicaram fotos com mensagens de amor e de incentivo ao ato, que ainda sofre censura e machismo quando realizado em locais públicos.
Segundo a Rede Global de Bancos de Leite Humano, a amamentação é capaz de reduzir em até 13% a quantidade de mortes evitáveis de crianças com até cinco anos de vida. De acordo com dados da rede, que opera no Brasil a partir da parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a composição do leite materno apresenta todos os nutrientes necessários para suprir as demandas humanas até os primeiros seis meses do bebê e tem a capacidade de proteger os pequenos e as mães de diversas doenças.
– Letícia Colin desabafa sobre momentos difíceis na amamentação: ‘É desanimador’
“A amamentação também melhora o coeficiente intelectual, a preparação para a escola e a assistência a ela. Também é associada a maiores rendas na vida adulta e reduz o risco de câncer de mama nas mães”, diz a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). “O aleitamento materno é vital para a saúde e desenvolvimento das crianças ao longo de toda a vida e reduz os custos para os sistemas de saúde, famílias e governos.”
– Kelly Key posta imagens de amamentação e sofre assédio sexual no Instagram
Para colaborar com a luta pelo incentivo à amamentação e contra a sexualização dos seios femininos no contexto do aleitamento materno, celebridades brasileiras como Giovanna Ewbank, Camila Pitanga, Titi Müller, Regina Casé, Juliana Alves e Carol Castro postaram fotos no Dia Mundial da Amamentação com legendas inspiradoras.
“Eu tinha muito medo da amamentação. Ouvia relatos terríveis de mães que sofreram muito, se machucaram e acabaram tendo uma história de amamentação frustrante e banhada em culpa”, contou a apresentadora e mãe de primeira viagem, Titi Müller, em seu perfil oficial no Instagram. “Eu tive a sorte de ter uma duplinha que já nasceu sabendo mamar, nunca senti dor e estou tendo muito amparo pra que essa jornada termine quando for o momento certo.”
Titi também desabafou recentemente sobre a hiperssexualização do corpo feminino na rede social, até mesmo durante a gravidez.
Titi Muller ao lado do filhinho, Benjamin, nascido em junho de 2020 / Foto: Reprodução Instagram / @titimuller_
Já a atriz Juliana Alves, publicou fotos amamentando a filha Yolanda junto à chamada para o sexto vídeo da série “Pra Nós”, disponível no IGTV da artista, sobre o tema “Amamentação e Aleitamento”. “A natureza é mesmo fantástica, né? Já parou para pensar no quanto é incrível o corpo de uma pessoa produzir leite? A missão de nutrir um ser que acabou de chegar neste mundo?”, diz Juliana no episódio, que também trata das dificuldades físicas e psicológicas do período de amamentação.
A artista carioca deu luz à filha durante um parto humanizado e cheio de emoção.
Atriz Juliana Alves amamentando a pequena Yolanda / Foto: Reprodução Instagram / @julianaalvesiam
Já a também atriz Giovanna Ewbank, mãe adotiva de Titi e Bless, publicou sobre a experiência de amamentar Zyan, o primeiro filho biológico com o marido Bruno Gagliasso. “Eu, que estou amamentando pela primeira vez, tenho descoberto como a amamentação é uma conexão única entre a mãe e seu bebê. Muitas vezes me pego chorando de amor, emoção e tamanha troca com o meu Zyan”, escreveu a artista no Instagram.
– Para conscientizar sobre amamentação, Londres é invadida por seios gigantes
Ela também alertou para a dificuldade de amamentação para algumas mães e chamou atenção para uma importante possibilidade: a doação de leite materno. “Eu tenho tido excesso de leite e graças a Deus tenho conseguido doar esse excesso para um banco de leite, ajudando bebês prematuros que estão internados em UTIs neonatais. Doar é um ato de amor!”, completou Giovanna.
Giovanna Ewbank em momento de carinho com o filho, Zyan / Foto: Reprodução Instagram / @gioewbank
Ações de conscientização sobre o aleitamento materno vão continuar acontecendo durante todo o mês de agosto, com programação remota. Para acompanhar a lista de lives nacionais sobre o tema, acesse o site da Rede Global de Bancos de Leite Humano.
Publicidade
Faz pouco tempo que falamos aqui sobre um vídeo em francês que conta a história do único órgão do corpo humano...
O Kandoo, restaurante japonês de Curitiba, no Paraná, resolveu implantar uma promoção especial para que as pessoas...
Com a saída das tropas dos EUA do Afeganistão, o Talibã, grupo extremista que assumiu o poder do país, voltou ao...
A relação entre a jovem Tansy Aspinall e os gorilas sempre foi, desde sua primeira infância, uma relação baseada...
Dizem por aí que talento tem, sim, um viés genético – a velha história de que filho de peixe... Se a regra é...
Nada de Homem-Aranha, Super-Homem ou Batman. O Hollywood Reporter informou ontem, 13, que "Mulher Maravilha" acabava de...
Os noivos Matt e Jamie Seifert já estavam com o casamento marcado e muito ansiosos para a chegada da data. Porém,...
Ele pega ônibus, metrô, bondes e balsas em Istambul, mas não é uma pessoa cidadã da cidade. Boji é uma mistura de...
As assistentes virtuais têm feito cada vez mais sucesso entre os brasileiros. Quem deseja investir em um auto-falante...