Inspiração

Aprenda a fazer iogurte natural caseiro, saudável e bem cremoso

por: Redação Hypeness

Se você curte a ideia de se aventurar na cozinha e é fã de um bom iogurte, que tal testar uma receita fácil de ser feita em casa? O laticínio pode ser encontrado em qualquer supermercado, mas a experiência de fazer um caseiro, além de ser mais barata, pode se tornar uma verdadeira terapia. 

Como fazer xampu caseiro com babosa e óleos essenciais

Para fazer o iogurte caseiro, você precisa de alguns ingredientes simples. São necessários: 

– Uma panela normal
– Uma garrafa de vidro com tampa
– Um litro de leite integral (quanto mais fresco e natural, melhor)
– Um iogurte natural sem açúcar (para funcionar como a cultura base de lactobacilos)
– Uma toalha ou pano de prato

14 receitas naturais para substituir os cosméticos em casa

O começo do processo consiste em aquecer o leite para evitar que outras bactérias estejam presentes na nossa receita. A temperatura de aquecimento deve ser de cerca de 80°C ou 90°C. Quando o leite começar a borbulhar, diminua a temperatura para 45°C. Espere esfriar um pouco e, com as mãos muito bem limpas, use um dedo para avaliar se já é possível mergulhá-lo no leite sem sentir o líquido muito quente. Se sim, está perfeito (só não deixe resfriar demais. A temperatura ideal é morna).

Agora é a hora de usar o iogurte comprado. Coloque-o em um recipiente e misture com uma concha do leite morno. Depois, transfira todo o líquido resultante ao resto do leite e misture novamente. Leve o líquido a uma garrafa de vidro e deixe-a bem fechada. Conserve a garra em um local com temperatura amena de cerca de 20°C.

Já pensou em produzir seu próprios remédios? Este biohacker ensina como fazer

Para o processo de fermentação, ligue o forno e espere que ele aqueça até ficar morno. Quando isso acontecer, desligue-o e use a toalha para envolver o recipiente do iogurte. Depois, coloque-o ali por cerca de 12 horas. 

Após esse período, leve a garrafa de volta para a geladeira para que ela resfrie e pare de fermentar. Não se assuste se, ao fim do processo, houver um pouco de soro flutuando por cima do iogurte, isso é normal. 

Se você decidir tentar a receita outras vezes, lembre-se de guardar um pouco do iogurte para usar como cultura das próximas receitas. 

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Emicida é estrela de ação de incentivo ao trabalho voluntário no Brasil