Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No início do século XVIII tanto a ciência moderna quanto o advento da publicação de livros estavam ainda engatinhando, e objetividade e método científico se misturavam com fantasia, folclore e imaginação na hora de determinar os conhecimentos e encerrar os primeiros compêndios sobre determinados temas. Por isso é tão incrível tomar conhecimento da obra do francês Louis Renard – principalmente de seu livro “Fish, crayfish, and crabs … found around the Maluk Isles, and on the coasts of the Southern Lands” (Peixe, lagostim e caranguejos… encontrados ao redor das Ilhas Maluk e na costa das terras ao sul, em tradução livre), publicado em 1719 e reconhecido como o primeiro com ilustrações coloridas da vida marinha.
A obra é hoje vista como uma peça de quase ficção, mas à época é provável que fosse vista como registro científico – os animais retratados no livro seriam da região da Índia e de outras partes do oriente, em uma época em que pouco se sabia na Europa sobre a biodiversidade marítima da região.
Não é por acaso que, ainda que certas anatomias sejam respeitadas e que o livro seja um incrível registro de uma época, muitas liberdades artísticas foram tomadas na feitura da obra: Renard pintou os peixes sem jamais ter viajado até a região, quanto mais mergulhado nos mares do oriente.
Entre as liberdades tomadas pelo artista estão peixes com boca em formato de funil, cores verdadeiramente psicodélicas estampando a pele de alguns animais, e até mesmo uma sereia ilustrada em um das páginas. Segundo consta, o autor copiou manualmente 460 desenhos de outros artistas para ilustrar “Fish, crayfish and crabs…” – que foi publicada em três edições, com somente 16 cópias ainda existentes no mundo da primeira, 34 da segunda e 6 da terceira, publicada em 1782.
Felizmente a Biodiversity Heritage Library oferece o livro para ser visto na íntegra em seu incrível acervo digital – que pode ser acessado aqui. Boa viagem no tempo, à imaginação, e ao fundo do mar.
Publicidade
Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão desenvolvendo uma vacina que tem como foco prevenir...
A gente pode até se surpreender com as pessoas vaiando um beijo gay ao ver o filme do Queen nos cinemas, mas ninguém...
Pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial dos EUA (NASA) confirmaram a existência do...
Desde cedo aprendemos que Júpiter, o maior planeta de todo o Sistema Solar, é uma gigante e inóspita bola de gás...
Antigas civilizações encontraram formas engenhosas de fazer a água chegar à população, a exemplo dos aquedutos...
Ao mesmo tempo que não há dúvidas de que viver uma vida saudável, fazer exercícios regularmente e se alimentar...
São diversos os possíveis motivos para hiperidrose ou sudorese excessiva – na qual, independentemente da...
Pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, e da Budongo Conservation Field Station, organização de...
Um antigo navio romano datado do século II aC foi descoberto no Mar Mediterrâneo, na costa siciliana de Palermo....