Fotografia

As mil facetas dos EUA na década de 70 registradas nas incríveis fotos PB de Jim Hair

por: Vitor Paiva

Ao se mudar para Santa Cruz, na Califórnia, no início dos anos 1970, o fotógrafo estadunidense Jim Hair ainda não sabia, mas seu trabalho se tornaria o de registrar em pequenos detalhes e retratos – ora anônimos, ora célebres – as tantas faces dos EUA no período, através de seu talento e pelas lentes de sua câmera Yashica TL Super e de uma Rolleiflex. Entre parentes, sua própria avó e seu avô, amigos, passantes, pessoas desconhecidas e cenas ao mesmo tempo profundas e corriqueiras do seu ao redor, Jim também apontou sua câmera para gigantes da cultura de seu país, como David Crosby e Angela Davis.

Angela Davis

David Crosby

E esse parece ser mesmo o ponto de ebulição de sua arte: a exata interseção entre o banal e o espetacular, como uma maneira de registrar a sensação de uma pessoa, de um lugar, de uma época. Entre Hippies e Hell’s Angels, entre freiras e bombeiros, entre amigos e estrelas, todas as fotos em preto e branco de Jim Hair aqui presentes foram tiradas nos anos 70, nos lembram e nos levam a outra época, a outro país – ao passado sempre presente que nossa memória acende, mesmo sobre tempos e lugares nos quais jamais estivemos.

Jim Hair junto com seus pais em 1975

Publicidade

© fotos: Jim Hair


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo faz ensaio com homens que não têm medo de expor seu lado feminino