A cosmóloga Katie Mack escreveu em seu novo livro, ‘O Fim de Tudo”, sobre o momento em que teve consciência pela primeira vez de que o universo poderia acabar a qualquer instante: ela estava acompanhada de um professor e colegas de classe na universidade.
“Eu estava sentada no chão da sala do professor Phinney com o resto da minha turma de astronomia após nosso jantar semanal, e lembro que o professor estava com a filha dele de 3 anos no colo”.
Katie, em conversa com a BBC, teoriza que enquanto os cientistas ainda não entenderem a razão da ‘inflação cósmica’ – o fenômeno que mantém o universo em expansão constante – eles também não podem afirmar que o espaço não começará a se destruir violentamente a qualquer momento.
– Muralha do Polo Sul: descobriram uma estrutura de galáxias gigante próxima da Via Láctea
Expressões como ‘morte térmica‘, ‘grande implosão’, ‘decomposição à vácuo’ já foram usadas por especialistas para descrevem algumas das teorias apresentadas sobre como o universo um dia morrerá. No entanto, Mack associa com uma ‘paz profunda’. “Há algo em aceitar a transitoriedade da existência que te liberta um pouco”, disse ela à BBC, em entrevista de divulgação do livro.

Katie Mack e seu livro “The End Of Everything” (ou “O Fim de Tudo”)
– Campo magnético da Terra está mudando mais rápido que se sabia; entenda
“Uma das coisas que procuro com este livro é compartilhar um pouco desse terror, que pode parecer mesquinho, mas é para ajudar as pessoas a terem uma conexão mais pessoal com o que acontece no universo”, acrescenta a pesquisadora, que trabalhou nas universidades de Caltech, Princeton, Cambridge e agora na Universidade Estadual da Carolina do Norte
Quando soube que Stephen Hawking se rotulava como um cosmólogo, ela entendeu ‘o que queria ser’. Mas há algo que a diferencia do seu ídolo: depois de acumular 350 mil seguidores no Twitter, Mack aprimorou sua capacidade de falar com pessoas ‘comuns‘ e é para mentes não científicas que seu livro é voltado.
– A história do primeiro cometa ‘alienígena’ identificado no sistema solar
“Eu sei que muitos escritores científicos tentam evitar isso completamente e querem guiar os leitores por todos os detalhes, mas acho que às vezes é recomendável dar um tempo”, explicou a autora, que também detalhou a preocupação dos cientistas sobre o fim do universo: “É a ideia de que o universo se expande e se expande até esfriar e tudo desmoronar e desaparecer”.
O livro de Mack está disponível na Amazon brasileira, mas somente em inglês. A versão traduzida ainda não tem previsão de lançamento.