Sustentabilidade

Austrália: quase três bilhões de animais foram mortos ou deslocados por incêndios

por: Redação Hypeness

Os números absolutos dos incêndios que atingiram a Austrália no fim do ano passado e no começo de 2020 são assustadores. O Fundo Mundial da Vida Selvagem para a Natureza, conhecido pela sigla em inglês WWF, estima que mais de 2,8 bilhões de animais foram mortos ou tiveram que migrar por conta do fogo. A estimativa original era que esse número girasse em torno de 1,25 bilhão.

Fotos mostram o antes e depois de áreas destruídas pelo fogo na Austrália

Canguru pequeno é fotografado em meio aos incêndios que atingiram a Austrália no fim de 2019 e começo de 2020.

É difícil pensar em um outro acontecimento em qualquer lugar no mundo recente que tenha matado ou deslocado tantos animais. Esse foi um dos piores desastres para vida selvagem na História moderna”, diz o levantamento feito pela organização, que desta vez considerou toda a área atingida em um espaço de 11,5 milhões de hectares e não apenas as mais afetadas, como havia sido feito para a primeira estimativa.

O documento estima que os répteis foram os mais afetados (2,46 bilhões). A densidade populacional desta classe de animais seria muito maior do que a de outras. Em segundo lugar entre os que mais sofreram com as queimadas estão as aves (180 milhões), seguidas dos mamíferos (143 milhões) e de 51 milhões de sapos. 

Vídeo mostra coala aos prantos sendo salvo de incêndio em floresta

Um coala é resgatado ferido dos incêndios que atingiram o país.

Cerca de 23 cientistas participaram da elaboração do relatório. Eles integram grupos de pesquisa da Universidade de Sydney, da Universidade Charles Sturt, do BirdLife Australia, da Universidade de Newcastle e da Universidade de New South Wales, entre outras. 

Ao todo, os incêndios na Austrália, em 2019 e no começo de 2020, mataram 34 pessoas diretamente e fizeram cerca de 417 vítimas por inalação de fumaça. 

A história do jovem que salvou 9 coalas de incêndio sem precedentes na Austrália

Bombeiros tentam apagar chamas que consomem a mata nos arredores de Sydney, na Austrália.

 

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pantanal: incêndio ameaça maior concentração de onças do mundo. Animal volta a andar após células-tronco