Viagem

Bolo de rolo só que não: o bolo da Malásia que é a sobremesa mais complexa do mundo

por: Veronica Raner

Fazer um Kek Lapis Sarawak pode levar até oito horas. A iguaria de nome diferente é um bolo em camadas, ao estilo do nosso querido bolo de rolo nordestino, mas com requintes de dificuldade. Original da região de Sarawak, na Malásia, o doce pode ser feito de várias formas, mas as mais elaboradas parecem verdadeiros mosaicos geométricos coloridos.

Este lindo bolo japonês leva apenas 5 ingredientes e é ‘facinho’ de fazer em casa

Bolo em camadas Sarawak parece um mosaico de cores e formas.

O processo de criar uma obra de arte como essa começa com a receita do bolo em si, que precisa ficar fofinho. As camadas de bolos coloridos são adicionadas aos poucos e cada etapa no forno costuma levar cerca de 10 minutos. Um bolo em camadas Sarawak custa cerca de 250 ringgites malaios, algo próximo de US$ 60.

Designer de doces usa o tédio na quarentena para fazer docinhos de memes

A parte de fato complexa fica para a construção do modelo de bolo que o confeiteiro deseja. Quanto mais camadas e desenhos elaborados, mais complicado. Cada camada é colada com geleia ou leite condensado. Se a receita fosse brasileira, certamente haveria um doce de leite no meio, não acham?

Para que os cortes fiquem tão perfeitamente simétricos, mesmo os mais habilidosos boleiros do Sarawak costumam desenhar diagramas com antecedência para planejar o bolo. Tudo para evitar surpresas e horas de trabalho a toa. 

Esta confeiteira cria bolos hiper realistas que vão bugar sua mente

Publicidade

Foto:


Veronica Raner
Jornalista em formação desde os sete anos (quando criou um "programa de entrevistas" gravado pelo irmão em casa). Graduada pela UFRJ, em 2013, passou quatro anos em O Globo antes de sair para realizar o sonho de trabalhar com música no Reverb. Em constante desconstrução, se interessa especialmente por cultura, política e comportamento. Ama karaokês, filmes ruins, séries bagaceiras, videogame e jogos de tabuleiro. No Hypeness desde 2020.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Montanha-russa de ‘Jurassic World’: veja os detalhes divulgados pela Universal