Ciência

‘Borboleta espacial’ capturada há mais de 6 mil anos luz no espaço encanta por detalhes

por: Veronica Raner

De cor azul e roxa, enfeitada por tons de rosa, a ‘borboleta espacial’ foi encontra a milhares de anos-luz de distância da Terra. Não se trata de um animal intergaláctico, mas de uma nebulosa planetária localizada na constelação de Vela, que pode ser vista do hemisfério sul do nosso planeta. 

Cientistas dizem ter identificado a mais forte e brilhante explosão de estrela na história

Nebulosas são nuvens de poeira e gás formadas ao redor de uma estrela que ainda não explodiu. A “borboleta” é uma delas e está localizada entre três e 6,5 mil anos-luz daqui. Ela ganhou o nome oficial de NGC 2899. A sigla inicial significa “New General Catalog”, o catálogo que lista corpos astrais semelhantes a esse. 

Fotografia de brasileiro ganha destaque no site da Nasa em dia de eclipse total

As cores se tornam brilhantes, como vistas na foto, graças à radiação ultravioleta que reluz nos gases da nebulosa. 

A imagem foi captada pelo Observatório Europeu do Sul, por meio de seu Very Large Telescope (“telescópio enorme”, em tradução livre), localizado no deserto do Atacama, no Chile. O equipamento é considerado um dos mais avançados do mundo inteiro. 

Astrônomos encontram planeta na Via Láctea com tamanho e órbita parecidas com Terra

A constelação onde a borboleta espacial foi encontrada.

Publicidade

Fotos: European Southern Observatory


Veronica Raner
Jornalista em formação desde os sete anos (quando criou um "programa de entrevistas" gravado pelo irmão em casa). Graduada pela UFRJ, em 2013, passou quatro anos em O Globo antes de sair para realizar o sonho de trabalhar com música no Reverb. Em constante desconstrução, se interessa especialmente por cultura, política e comportamento. Ama karaokês, filmes ruins, séries bagaceiras, videogame e jogos de tabuleiro. No Hypeness desde 2020.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde