Sustentabilidade

Câmera escondida confirma aumento da população de tigres

Redação Hypeness - 19/08/2020

A população de tigres na Tailândia está aumentando. Câmeras escondidas na floresta Thunghai-Huai Kha Khaeng registraram 79 animais da espécie no último ano. O número revela um aumento de 72% em relação a 2007. A notícia é um alento para conservacionistas que temiam a extinção do bicho. 

Veja fotos de 15 animais que foram extintos nos últimos 250 anos

De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, conhecido pela sigla em inglês WWF, há um cenário de crescimento de tigres selvagens em todo o mundo. O cenário é positivo em países como a China, Nepal e Índia. No Sudeste Asiático, onde fica a Tailândia, no entanto, a perspectiva geral é de declínio. Porém, em fevereiro e março deste ano, câmeras escondidas nas florestas tailandesas capturaram ao menos três tigres-da-indochina. A espécie está ameaçada de extinção.

O Complexo Ocidental de Florestas (Wefcom) da Tailândia, onde ficar a floresta de Thunghai-Huai Kha Khaeng, é considerado o maior santuário de florestas remanescente no sudeste da Ásia continental, principalmente de tigres. 

Uma das maiores ameaças à existência de tigres é a caça predatória. Apesar do esforço de guardas florestais, que fazem patrulhas para impedir que tigres e suas presas sejam mortos por humanos, o combate à prática criminosa é bastante complexo. 

O incrível templo construído para um rei dentro de uma caverna na Tailândia

O guarda florestal Sompoch Duangchantrasiri, da estação de pesquisa de Khao Nang Rum, conta que enfrentar os caçadores é uma tarefa difícil, uma vez que eles vêm para a mata equipados com armas de fogo. O armamento de proteção da vigília é composto apenas por facas e equipamentos de caminhada. “Uma vez um caçador apontou sua arma para nós e todos abandonaram suas mochilas e saíram correndo. Quando voltamos, encontramos dois tigres mortos”, diz à “BBC”.

Estimativas mostram que atualmente existem cerca de 3,9 mil tigres na vida selvagem. Esse número era de aproximadamente 100 mil a mais no século passado. Na Tailândia, acredita-se que esse número seja de apenas 160 exemplares. 

O aumento na população de tigres é uma vitória para o nosso time. É a prova de que estamos no caminho certo. Além de contar a população, nós também esperamos descobrir que nossos amigos seguem lá.”

Conheça a família brasileira que vive com 7 tigres adultos em casa

 

Publicidade

Fotos: Khao Nang Rum Wildlife Research Station


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Frio promete neve no RJ e sensação térmica de – 25º C