Há pelo menos 26 ocorrências registradas contra Jairo de Andrade Silva, 47 anos, que se intitula “master coach, trainner comportamental, hipnoterapeuta e escritor”. Segundo o jornal Metrópoles, a polícia do Distrito Federal acredita que ele seja culpado de seduzir mulheres para depois extorqui-las.
A reportagem conta histórias de mulheres que foram enganadas pelo homem que se diz “coach de relacionamentos”. Uma das vítimas ouvidas afirma ter perdido milhares de reais e ainda ter comprado um carro para ele circular pela cidade, após se envolver amorosamente com o ‘profissional‘.
– Coach de relacionamento vira réu após ser acusado de agredir a ex

O texto explica que a maioria dos casos envolve o chamado estelionato sentimental. O termo não está presente no Código Penal — nele, consta apenas o crime de estelionato, no artigo 171.
– Homem que se diz coach de empoderamento feminino causa revolta (e vergonha alheia) nas redes
O uso da palavra ‘sentimental’ aconteceu pela primeira vez em uma decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal de 2015. No caso em questão, a vítima alegava ter contraído uma dívida de R$ 101,5 mil para ajudar o companheiro.
Num de seus posts, Silva debate sobre a importância do perfil financeiro nos relacionamentos. Ele também promove lives em que fala, entre outras coisas, sobre as expectativas nas relações amorosas, relações tóxicas e corações partidos. Após as denúncias, o perfil do ‘coach‘ foi deletado das redes sociais.
– Rafa Brites estreia programa de ‘coach’ na TV em meio a polêmica sobre criminalização da atividade
Procurado pela reportagem do Universa, do UOL, o Silva informou que “não vai comentar nada por enquanto”.
Veja troca de mensagens publicada pelo Metrópoles sobre dívidas de servidora:


