Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O consumo de cogumelos comestíveis tem se tornado um hábito cada vez mais comum, principalmente entre aqueles que não comem carne. Certos fungos são altamente nutritivos e ricos em substâncias como o potássio e vitamina D. Ou seja: são uma ótima escolha para enriquecer a alimentação de uma forma saudável.
– Plante cogumelos dentro de uma caixinha
É claro que há formas práticas de se obter cogumelos para o dia a dia. Não faltam lojas especializadas ou mercados com uma variedade boa de cogumelos diferentes. Mas você já pensou em plantar os seus próprios? Se sim, aqui vão algumas dicas.
Cogumelos precisam de substratos orgânicos para crescer. Alguns deles, conseguem se desenvolver sobre uma imensa variedade de superfícies, como grama seca ou cascas de semente por exemplo. Mas é preciso criar um ambiente com aspectos ideais para a sua proliferação. Isso inclui umidade correta ou pH adequado. Sem falar em um solo com a quantidade certa de nutrientes.
Primeiro de tudo: um substrato. Sim: matéria orgânica. Pode ser serragem, folhas secas (como as de bananeira), palha, fibra de coco… Escolha uma e separa em quantidades que pareçam além daquelas que você acredita precisar. Procure um balde ou qualquer recipiente em que seja possível colocar cerca de 20 litros. O objeto precisa ter uma tampa e é necessário fazer buracos ao redor do recipiente (dê espaços de 10 a 20 centímetros entre eles).
Consiga também uma escumadeira, um escorredor, uma panela grande que possa ser aquecida, além de um termômetro para regular a temperatura. Lenços desinfetantes também serão úteis, além de dois sacos de lixo grandes e limpos. Para finalizar, tenha em mãos sementes inoculadas do seu cogumelo escolhido.
– Arte da natureza: conheça os raros e fantásticos cogumelos luminosos
Para começo de conversa, lembre-se sempre de manter as mãos bem limpas durante todo o processo, principalmente durante o manuseio das sementes e substratos.
Com seu substrato escolhido em mãos, corte-o em pedaços pequenos e separe. Pegue a panela e coloque água até enchê-la. Insira os picadinhos de seu substrato e leve a panela ao fogo em mais ou menos 70 graus Celsius. Deixe ali por cerca de duas horas. Isso é fundamental para impedir que qualquer fungo se ocupe do nosso espaço para a criação do cogumelo escolhido.
Quando o processo de pasteurização estiver concluído, use a escumadeira para retirar o substrato e coloque-o no escorredor por alguns minutos. Com os baldes e sacos plásticos já esterilizados, coloque o substrato em cima do saco para esfriar e não se esqueça de cobrir com outro saco para evitar contaminação.
O próximo passo é colocar as sementes e o substrato já resfriado no balde furado. Vale lembrar que a proporção de sementes e substratos é que as primeiras correspondam a aproximadamente 2% do peso dos segundos.
– Empresa americana usa cogumelos como matéria-prima para substituir o plástico
No balde, forme várias camadas alternadas até encher. Depois, tampe o recipiente e coloque-o em um ambiente que seja úmido, fresco e na ausência de luz. Vai levar entre duas e quatro semanas para que a colonização ocorra por completo. Quando isso acontecer, cogumelos pequenos vão surgir e é muito importante manter temperatura e a umidade constantes.
Até se completar o ciclo da cultura podem se passar de 90 a 160 dias. A cada colheita, dê um espaço de tempo de duas a três semanas para fazer outra. Cada nova colheita terá menos cogumelos do que a anterior e a média é se façam de quatro a cinco colheitas antes do substrato se esgotar.
Publicidade
2 soldados russos morreram e outros 18 foram internados após comerem piroshki, alimento tradicional de populações da...
A culinária oriental, especialmente a japonesa, é bastante popular no Brasil. Não à toa, adaptamos os famosos...
De acordo com dados da Ipsos - Estudos de Mercado, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de...
Se o espírito natalício sugere a gratidão, a reunião familiar, a celebração da congregação e a revisão do ano...
Pensa em um perfil que sabe construir expectativa: no Tiktok, Johny Salgados cria coxinhas com os recheios mais...
Aqui, na França e em boa parte do mundo, a busca pela alimentação vegana está cada vez mais ganhado espaço. E...
A Black Friday está quase aí e não é hora de deixar as ofertas passaram. Muitas promoções já estão acontecendo...
Você já tentou fazer uma pilha de M&M’s colocando um confeito de chocolate sobre o outro? Pois se essa pode...
A pandemia nos forçou a suspender toda e qualquer aglomeração nesse ano (ou assim deveria ser) e é para o nosso bem...