Sustentabilidade

Como cultivar cogumelos comestíveis em casa; um passo a passo

por: Redação Hypeness

O consumo de cogumelos comestíveis tem se tornado um hábito cada vez mais comum, principalmente entre aqueles que não comem carne. Certos fungos são altamente nutritivos e ricos em substâncias como o potássio e vitamina D. Ou seja: são uma ótima escolha para enriquecer a alimentação de uma forma saudável. 

Plante cogumelos dentro de uma caixinha

É claro que há formas práticas de se obter cogumelos para o dia a dia. Não faltam lojas especializadas ou mercados com uma variedade boa de cogumelos diferentes. Mas você já pensou em plantar os seus próprios? Se sim, aqui vão algumas dicas.

A produção de um bom substrato é fundamental 

Cogumelos precisam de substratos orgânicos para crescer. Alguns deles, conseguem se desenvolver sobre uma imensa variedade de superfícies, como grama seca ou cascas de semente por exemplo. Mas é preciso criar um ambiente com aspectos ideais para a sua proliferação. Isso inclui umidade correta ou pH adequado. Sem falar em um solo com a quantidade certa de nutrientes. 

O que é preciso para produzir cogumelos caseiros?

Primeiro de tudo: um substrato. Sim: matéria orgânica. Pode ser serragem, folhas secas (como as de bananeira), palha, fibra de coco… Escolha uma e separa em quantidades que pareçam além daquelas que você acredita precisar. Procure um balde ou qualquer recipiente em que seja possível colocar cerca de 20 litros. O objeto precisa ter uma tampa e é necessário fazer buracos ao redor do recipiente (dê espaços de 10 a 20 centímetros entre eles). 

Consiga também uma escumadeira, um escorredor, uma panela grande que possa ser aquecida, além de um termômetro para regular a temperatura. Lenços desinfetantes também serão úteis, além de dois sacos de lixo grandes e limpos. Para finalizar, tenha em mãos sementes inoculadas do seu cogumelo escolhido.

Arte da natureza: conheça os raros e fantásticos cogumelos luminosos

Como plantar?

Para começo de conversa, lembre-se sempre de manter as mãos bem limpas durante todo o processo, principalmente durante o manuseio das sementes e substratos. 

Com seu substrato escolhido em mãos, corte-o em pedaços pequenos e separe. Pegue a panela e coloque água até enchê-la. Insira os picadinhos de seu substrato e leve a panela ao fogo em mais ou menos 70 graus Celsius. Deixe ali por cerca de duas horas. Isso é fundamental para impedir que qualquer fungo se ocupe do nosso espaço para a criação do cogumelo escolhido. 

Quando o processo de pasteurização estiver concluído, use a escumadeira para retirar o substrato e coloque-o no escorredor por alguns minutos. Com os baldes e sacos plásticos já esterilizados, coloque o substrato em cima do saco para esfriar e não se esqueça de cobrir com outro saco para evitar contaminação. 

O próximo passo é colocar as sementes e o substrato já resfriado no balde furado. Vale lembrar que a proporção de sementes e substratos é que as primeiras correspondam a aproximadamente 2% do peso dos segundos. 

Empresa americana usa cogumelos como matéria-prima para substituir o plástico

No balde, forme várias camadas alternadas até encher. Depois, tampe o recipiente e coloque-o em um ambiente que seja úmido, fresco e na ausência de luz. Vai levar entre duas e quatro semanas para que a colonização ocorra por completo. Quando isso acontecer, cogumelos pequenos vão surgir e é muito importante manter temperatura e a umidade constantes.  

Até se completar o ciclo da cultura podem se passar de 90 a 160 dias. A cada colheita, dê um espaço de tempo de duas a três semanas para fazer outra. Cada nova colheita terá menos cogumelos do que a anterior e a média é se façam de quatro a cinco colheitas antes do substrato se esgotar. 

Publicidade

Foto 1: Unsplash / Fotos de destaque: YouTube/Urban Spore Mushrooms


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e pacote pode sair por R$ 5