Fotografia

Como é a vida nos minúsculos apartamentos de 3m² da Coreia do Sul

por: Redação Hypeness

A vida em Seul, capital da Coreia do Sul, é de muitos contrastes. Se você assistiu “Parasita” — filme do diretor Bong Joon-ho vencedor do Oscar de melhor filme — sabe bem disso: de um lado, a imponência de casas milionárias. De outro, pequenos apartamentos ocupados por famílias que mal conseguem se sustentar. Entre essas últimas, estão as chamadas Goshiwon ou Goshitel: habitações de 3m² ou 4m² que costumam servir de moradia para estudantes e trabalhadores na Coreia do Sul.

Muito além de ‘Parasita’: 6 filmes para entender o cinema da Coreia do Sul

Sim Kyu-dong (foto) morou por cinco anos em um apartamento goshi.

Sim Kyu-dong, um fotógrafo sul-coreano, viveu por um tempo em um desses tipos de casa. Como bom artista, usou o período em que ficou ali para produzir uma série de imagens de como é viver em um espaço como esse, que costumam ter banheiros e cozinhas comunitárias com outros apartamentos do prédio. Estatísticas locais mostram que viver em condições como essa elevam as chances de desenvolver quadros de ansiedade e depressão.

‘Bacurau’ e ‘Parasita’ se encontram na luta de classes e no espírito de resistência

Para os padrões locais, os apartamentos são considerados baratos e com preços mais acessíveis aos bolsos de quem não tem muito para pagar por um teto. A variação de goshi para goshi fica mais ou menos entre 170 a 340 euros por mês (algo entre R$ 1080 e R$ 2156). Eles costumam ser mobiliados com nada além de uma cama, um armário pequeno e uma mesa. 

Vencedor do Oscar, ‘Parasita’ revela as camadas do capitalismo de forma tragicômica

A origem das casas “goshi” tem um contexto mesmo acadêmico. Há cerca de meio século, jovens que iriam fazer provas conhecidas como Goshi, consideradas as mais difíceis da Coreia, recorriam a espaços como esse para que nada lhes tirassem a concentração. O nome “goshitel” é uma mistura da palavra “goshi” com a palavra “hotel”. 

Publicidade

Fotos: Sim Kyu-dong


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafo faz ensaio com homens que não têm medo de expor seu lado feminino