Ciência

Coronavírus: países que tiveram isolamento social evitaram 1,57 milhão de casos novos

por: Redação Hypeness

O distanciamento social salvou mais de 1,5 milhão de pessoas da Covid-19. A estatística é resultado de um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas, por meio do Centro Oncológico MD Anderson, que foi publicado no jornal científico “Plos One”.

Epidemiologistas alertam que 1ª onda de coronavírus não acabou e está ficando pior

Distanciamento social salvou 1,57 milhão de pessoas de serem infectadas, diz estudo.

O estudo analisou 134 países ao todo: 46 que implementaram políticas nacionais de isolamento, 74 que não agiram assim e outros 14 que tiveram medidas individualizadas por distritos ou regiões. No primeiro grupo, atestou-se uma redução de 65% em novos casos no período de duas semanas. A porcentagem representa 1,57 milhão de pessoas que não foram contaminadas. 

A pesquisa também analisou o avanço da doença em 50 regiões administrativas dos Estados Unidos e percebeu que 47 deles houve uma redução no índice de transmissão da Covid. Sem surpresas, esses foram os estados que implementaram ações de isolamento social, algo que os outros três que não apresentaram os mesmos resultados não fizeram. 

O empresário com coronavírus que zombou da doença, alugou jatinho e colocou uma cidade em risco

Mercadão de Madureira, na Zona Norte do Rio, cheio durante a pandemia do coronavírus.

Em ambos os casos, a correlação entre a diminuição de mobilidade populacional e um menor índice de contágio ficou bastante evidenciada.

No MD Anderson, nós estamos focados em cuidar dos nossos pacientes com câncer e nós sabemos que eles são muito vulneráveis à Covid-19”, afirmou um dos autores do trabalho, Dr. Raghu Kalluri. “Por conta disso, nós achamos importante conduzir uma análise imparcial sobre as medidas de segurança que poderiam beneficiar os nossos pacientes e a sociedade como um todo. De nossa análise, ficou claro que praticar o distanciamento social pode ter um grande impacto nas taxas de transmissão”, concluiu. 

Coronavírus e pneumonia silenciosa: pacientes sentem-se bem já quase sem oxigênio no sangue

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Urso-das-cavernas de mais de 22 mil anos é encontrado quase intacto no Ártico