Tecnologia

Deepfake: quiz quer saber se você sabe diferenciar vídeos fake dos verdadeiros

por: Redação Hypeness

Você é capaz de discernir vídeos reais daqueles editados para parecerem reais? Com o avanço a tecnologia, treinar o olho para isso tem se tornado cada vez mais complexo. Pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, criaram um quiz em que desafiam pessoas a identificarem imagens verdadeiras e falsas como uma forma de criar olhares mais atentos ao que é Deepfake na internet. O nome é dado às complexas técnicas de edição possíveis graças ao uso de tecnologias avançadas.

Youtuber ensina a desmascarar fake news em vídeo explicativo

Vídeos editados por inteligência artificial têm sido cada vez mais difíceis de identificar.

O passatempo foi desenvolvido para que a experiência seja divertida e instrutiva ao mesmo tempo. Diversas imagens manipuladas são exibidas aos jogadores com o objetivo de que eles aprendam a se familiarizar com as novas formas de atuação de inteligência artificial. 

O neuropsicólogo Dr. Simon Cooper, um dos cientistas por trás do projeto, conta que o Facebook havia criado uma ferramenta própria para identificar vídeos manipulados. O resultado mostrou que a ferramenta era capaz de perceber 65% deles. A intenção com a pesquisa foi ver se seres humanos conseguiriam alcançar um percentual maior. O resultado foi de uma média de 70%.

Quer ver como você se sai? Para fazer o teste é preciso preencher um rápido questionário com poucas informações pessoais. As instruções são dadas em inglês. Clique aqui e teste suas habilidades

Fake News: 4 dicas simples para desmascarar boatos no WhatsApp e nas redes sociais

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
[NSFW] Brinquedo sexual masculino simula orgasmo feminino e causa polêmica