Arte

Diretora afirma que ‘Matrix’ é sobre pessoas trans e reforça pioneirismo do clássico de Hollywood

por: Yuri Ferreira

Laurence Fishburne

Em uma live comemorativa dos 21 anos do lançamento do clássico filme ‘Matrix’, a diretora Lilly Wachowski confirmou as teorias que há tempos se espalhavam na internet: a obra é uma alegoria sobre pessoas trans e teria sido ainda mais clara se a indústria não fosse tão preconceituosa. Lilly revelou que é trans em 2016, enquanto sua irmã, Lana, que co-produziu ‘Matrix’, fez essa revelação em 2012.

As teorias se baseavam nos seguintes fatos: Neo (Keanu Reeves) não aceita o nome que lhe é imposto e  a personagem Switch (Belinda McClory) tem gêneros diferentes em cada mundo da obra. Desde que as irmãs revelaram suas identidades de gênero, a força dessas ideias sobre o filme foram crescendo nas redes sociais e finalmente confirmadas por Lilly.

– ‘Clube da Luta’, ‘Matrix’ e outros 9 filmes que provam que 1999 foi antológico para o cinema

Lilly Wachowski confirmou teorias de fãs e sim, Matrix é um alegoria para transexualidade

Durante a live, Wachowski confirmou, mas disse que a ideia não foi mais clara porque haveria represálias em Hollywood. “O mundo não estava preparado para isso. O mundo corporativo não estava pronto”, explicou Lily. “Fico feliz que as pessoas tenham descoberto essa nossa intenção”.

Representatividade 

A diretora ainda reiterou a importância dos filmes para a comunidade trans. Uma das poucas cineastas transexuais na indústria, Lilly afirmou que sempre recebe mensagens positivas por causa do filme.

“Eu amo como esses filmes são significativos para pessoas trans, elas sempre me dizem: ‘Esses filmes salvaram a minha vida’. Quando você fala sobre transformação, principalmente em ficção científica, trata-se de imaginação e de transformar o impossível em possível. Há um diálogo muito grande com o público”, comentou a diretora.

Uma continuação da trilogia ‘Matrix’ foi confirmada e já está sendo gravada. Segundo informações da imprensa especializada, ‘Matrix’ 4 será lançado em abril de 2022. Keanu Reeves (Neo) e Carrie-Anne Moss (Trinity) estão confirmados. Ainda não se sabe se Laurence Fishburne (Morpheus) participará do longa.

– ‘Matrix 4’: Keanu Reeves pula de prédio em vídeo com bastidores de gravações

“Nós existíamos em um espaço no qual palavras não faziam sentido, então sempre vivemos em um mundo de imaginação. Por isso nos aproximamos da ficção científica e da fantasia. Sempre gostamos de criar os nossos mundos. Isso também nos libertou como cineastas”, concluiu.

Vamos com o trailer do primeiro e visionário filme da série ‘Matrix’

Publicidade

Fotos: Divulgação/Warner


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como R&B e Hip-Hop ultrapassaram o rock e se tornaram os gêneros mais ouvidos dos EUA