Ciência

Este incrível louva-deus “floral” encontrado na África do Sul parece vindo de outro mundo

Vitor Paiva - 21/08/2020

Em sua infinita variedade, elegância de cores e formas e na singularidade de cada uma de suas “obras”, é fácil concluir que esteticamente a natureza é mesmo imbatível. Entre vegetais, animais, fungos, minerais e tanto mais, nada se compara aos detalhes e à própria beleza que a natureza nos oferece – mas algumas dessas criações se destacam, e esse é o caso do Hymenopus coronatus, inseto da espécie Flower Mantis, em inglês, que em português é conhecido como Louva-Deus-Orquídea. Como o nome sugere, é um louva-deus que mais parece uma flor ambulante, e encontrar um, além de experiência rara, é uma verdadeira dádiva natural, como pôde comprovar a sul-africana Margaret Neville, que descobriu um exemplar da espécie em seu jardim e o registrou.

A estampa floral do inseto funciona como uma eficaz camuflagem, além de atrair insetos menores para se tornarem alimento. As espécies de Flower Mantis são diversas e variadas, e a encontrada por Margaret em seu jardim é especialmente bonita, com suas patas em detalhes roxos e o tema floral por todo seu corpo. “A natureza está aí para ser dividida com todos”, escreveu a sul-africana, em matéria publicada pelo site My Modern Met.

Miss Frilly Pants – The Flower Mantis

Miss Frilly Pants the Flower Mantis of Nkutu Valley, KwaZulu Natal, South Africa makes her first short film. Here you can see she is a natural born beauty with not a smudge of photoshop needed for her debut roll. www.waterfallretreatcentre.com

Posted by Waterfall Retreat & Environmental Centre on Thursday, September 12, 2019

Rapida e naturalmente o louva-deus viralizou e ganhou um séquito de fãs virtuais: com sua roupagem espetacular e sua beleza única, nada mais justo.

Publicidade

© fotos: My Modern Met


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores, publica artigos, ensaios e reportagens.