Futuro

Estudo indica formas de prevenir pandemias futuras, que podem estar mais próximas do que imaginamos

por: Redação Hypeness

Pensar em outra pandemia pós coronavírus causa arrepios. Enquanto esperamos pela vacina que pode nos livrar da covid-19, é difícil pensar que isso tudo possa acontecer de novo muito antes do que a gente imagina. Mas essa é uma possibilidade sobre a qual devemos refletir. O que se pode fazer para tentar evitar que outra crise sanitária tome o planeta nos próximos anos?

Do coronavírus a gripe espanhola: as maiores pandemias da humanidade

Um estudo publicado recentemente na revista científica “Science” mostrou que há formas de prevenir uma nova pandemia pela metade do custo exigido pelo coronavírus. A pesquisa indica que controlar o contato entre humanos e animais selvagens é um caminho. Isso significaria investir mais recursos para acabar com o tráfico ilegal de animais, preservar o meio ambiente e aprimorar o acompanhamento e o desenvolvimento de determinadas doenças. 

Outra pandemia de gripe com mais de 1 milhão de mortos aconteceu entre 1968 e 1970

A teoria de que o microorganismo que provoca a covid-19 tenha se espalhado a partir de morcegos é a que tem maior adesão do mundo científico. 

Esforços governamentais para proteger o meio-ambiente têm sido feitos ao longo das últimas décadas, mas é preciso aprimorar levar o tópico com mais seriedade. Controlar o comércio ilegal e conter o desmatamento de florestas, de acordo com o estudo, seria muito mais eficaz — e mais barato — do que a situação que estamos vivendo com o coronavírus. 

Se isso nada for feito, é provável que vejamos o cenário de 2020 se reproduzir com muito mais frequência do que estamos preparados para imaginar. 

Médico da USP diz que coronavírus pode ser ‘ensaio’ para pandemia mais grave: ‘Matar bilhões’

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo