Debate

Felipe Castanhari estreia série científica na Netflix e abre debate entre diploma e audiência

por: Yuri Ferreira

A série ‘Mundo Mistério’, da Netflix, dirigida e roteirizada pelo youtuber Felipe Castanhari estreou na plataforma de streaming hoje, mas desde seu anúncio tem causado muita polêmica. Isso porque muitos vídeos do youtuber do Canal Nostalgia já foram criticados por imprecisões históricas e científicas, e, segundo alguns especialistas, esse tipo de conteúdo pode gerar desinformação e desvalorização da formação acadêmica na área, que é essencial quando falamos de entretenimento com fins educativos.

– Bozoma Saint John: a nova diretora de marketing da Netflix é negra

Felipe Castanhari produz conteúdo e ganha relevância falando sobre áreas acadêmicas na qual não tem formação

Desde o fim de julho, quando Castanhari passou a discutir com uma historiadora sobre a validade do diploma para criação de conteúdo sobre história e ciência, o debate está em ascensão: enquanto diversos profissionais da área e especialistas acabam passando dificuldade e são desvalorizados, criadores de conteúdo sem formação podem acabar ganhando notoriedade e espalhando desinformação sem rigor técnico e científico para milhões de pessoas.

– Netflix vai além do ‘ligue djá’ e discute gênero em premiado documentário sobre Walter Mercado

Castanhari se defendeu dizendo que era apenas um “comunicador” e que tinha especialistas o “ajudando” na produção da série.

“O Beakman não era cientista e sim um ATOR interpretando um.  O Marcelo Tas não era um professor quando fazia o Ra Tim Bum, ele interpretava um. Eles não tiraram o espaço de ninguém porque sempre existiam especialistas contratados por trás dessas produções. É difícil de entender?”, afirmou Castanhari no Twitter.

– Netflix exibe 1ª série realizada com Língua Brasileira de Sinais

Muita gente acha que não colou:

Outras pessoas compraram a narrativa de Castanhari:

Fato é: mesmo com as críticas e as polêmicas, a série do Youtuber que tem relevância nacional e milhões de seguidores nas redes sociais está gerando buzz e audiência pra Netflix.

Confira o trailer da série de ‘Mundo Mistério’:

 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
J.K. Rowling perde vergonha de esconder preconceito e divulga loja de produtos transfóbicos