Um dos temas que instigam o trabalho da fotógrafa Maureen Drennan é o isolamento. Ela abordou o assunto em uma série sobre um agricultor de maconha e outra sobre moradores de alguns dos lugares mais frios dos EUA. Mas, quando seu marido, Paul, entrou em depressão, seu método de trabalho precisou mudar.
Convencida de que a fotografia seria uma boa forma de possibilitar a comunicação entre os dois, Maureen propôs ao companheiro que ele fosse retratado em um ensaio. Diferentemente dos trabalhos anteriores, em que ela foi conhecendo os fotografados e entrando em seus mundos, Paul já era conhecido, mas tentava afastar a esposa de sua intimidade.

A série sobre Paul se chama “The Sea That Surrounds Us” (“O Mar Que Nos Cerca”, em tradução livre), título inspirado em um poema de Pablo Neruda. As fotografias foram tiradas entre 2010, auge da depressão de Paul, e 2014, quando o casal já tinha retomado a proximidade.
Além de retratos do marido, ela também registrou a solidão de Block Island, uma ilha onde ela passou um ano com o pai após ele e sua mãe se separarem e para onde voltou para encarar a doença do marido. Maureen conta que teve dúvidas sobre se o projeto ajudaria ou atrapalharia Paul, que poderia não se sentir confortável sendo fotografado, mas que o saldo foi positivo: “Quando as palavras não eram suficientes, as fotografias preencheram os espaços”.







Todas as fotos © Maureen Drennan