Ciência

Frente fria com potencial histórico pode levar neve ao Sul de SP e frio acima da linha do Equador

Redação Hypeness - 18/08/2020

Vai nevar no país tropical? O MetSul informou na segunda-feira (17) que, uma massa de ar polar com potencial de entrar para a história, vai atingir o país nesta semana e pode fazer nevar em locais pouco acostumados com o fenômeno, como o estado de São Paulo. Calma, que a gente explica tudo! 

Entre a quinta-feira (20) e o domingo (23),  a presença de uma massa de ar fria de origem polar que avança sobre América do Sul deve provocar queda de neve e de outras precipitações de inverno, como chuva congelada, mesmo em regiões em que tais fenômenos são considerados incomuns. 

– Com 18 graus, Antártica acaba de registrar temperatura mais alta da história

Na grande São Paulo a previsão é de máxima de 14 graus na sexta-feira (21).

O instituto informou que outros estados serão atingidos pelas baixas temperaturas, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e classificou o acontecimento como um “evento histórico de frio e neve”O fenômeno deve provocar ar gelado, nebulosidade e instabilidade em altas altitudes.

3 graus em Curitiba 

Curitiba, considerada a capital mais fria do Brasil, terá temperaturas bem baixas. A previsão é de que a cidade paranaense registre mínimas de 3 graus na manhã de quinta-feira (20) e 4 na sexta-feira (21). A temperatura segue baixa até o começo da próxima semana. São Paulo também estará gelada. A capital paulista espera mínimas de 10 e 11 graus.

– Este site cria playlists inspiradas no clima do lugar onde você está

Radar meteorológico indica neve até no Sul de São Paulo

A MetSul aponta que a “probabilidade de neve é altíssima”, mas que apenas nos próximos dias terá projeções mais precisas.“O que pode e deve ser informado é que deve nevar e não se descarta que forte em alguns locais, e ainda que o fenômeno possa alcançar até pontos menos acostumados ao fenômeno”, disse o instituto em nota divulgada.

– 7 fotos retratam horror de incêndios na Austrália; fumaça chega ao Brasil

Além do Brasil, é possível que a massa polar cause temperaturas muito baixas também na Argentina,  Chile,  Uruguai,  Paraguai,  Bolívia e em algumas áreas do Peru. O frio deve atravessar a linha do Equador e atingir o Hemisfério Norte, que vive o verão.

Atualização sobre neve em São Paulo 

O MetSul acaba de afastar a possibilidade de neve no estado de São Paulo. O órgão meteorológico afirma que o fenômeno deve se limitar ao Sul do país. A capital paulista, com foi dito, terá a sexta-feira (22) como o dia mais frio. Atenção, pois temperaturas mais baixas valem também para algumas regiões de interior.

Quando nevou em São Joaquim, que registrou -4,8°

O ar polar, no entanto, perdeu força e não fará nevar em SP. Isso, aliás, já aconteceu em Campos do Jordão algumas vezes, como lembrou o MetSul. Floquinhos brancos caíram por lá em 1892, 1897, 1928 e 1947. A ausência de neve, claro, não afasta o frio. Agasalhe-se e ajude quem precisa.

Publicidade

Fotos: foto 1: Getty Images/foto 2: MetSul/Reprodução/foto 3: Reprodução/EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Apagão do CNPq’: o que aconteceu com o Currículo Lattes?