Debate

‘Harry Potter’: astro da saga de JK Rowling revela luta de décadas contra vício em drogas

por: Yuri Ferreira

O ator Jason Isaacs, conhecido por interpretar Lucio Malfoy na saga ‘Harry Potter’, fez um tocante depoimento revelando sua luta de décadas contra o vício em drogas. Em entrevista ao site The Big Issue, ele revelou que está sóbrio há alguns anos e que, se pudesse enviar uma mensagem a si mesmo com 16 anos, não teria abusado de álcool e outras drogas da maneira como fez.

– Daniel Radcliffe, de ‘Harry Potter’, responde J.K. Rowling e diz que ‘mulheres trans são mulheres’

Ator britânico começou cedo com o álcool e depois passou para o vício em outras drogas

Isaacs revelou que teve sua primeira experiência com o álcool quando tinha apenas 12 anos de idade, em uma história que pode parecer tocante, mas é absolutamente comum. Ele ganhou uma garrafa de bebida de um barman.

“Bebemos tudo no banheiro, e depois voltamos para a festa tropeçando em nós mesmos. Eu vomitei, caí em cima de uma cortina e acabei a derrubando da parede. Depois beijei uma garota, Deus a abençoe… Saí para a rua, vomitei de novo, tropecei, machuquei minha cabeça na calçada. Fiquei com a roupa ensopada de sangue”, contou.

Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, a idade média da primeira experiência com o álcool é justamente aos 12 anos. O consumo precoce do álcool pode causar danos cerebrais e aumenta de maneira exponencial a possibilidade de dependência.

– Paramédica é surpreendida por transformação de ex-usuário de drogas que ajudou há 14 anos

Jason também é conhecido por papéis na série ‘The O.A’ e pelo filme ‘Peter Pan’. Ele afirmou que desde essa idade já havia se envolvido com outras drogas mais pesadas. Para Isaacs, os entorpecentes funcionavam como uma maneira de se afastar da realidade.

“Todas as minhas ações eram filtradas por uma necessidade de estar o mais longe possível de ser uma pessoa consciente, que pensava e sentia as coisas. Nenhuma mensagem me atingia por quase 20 anos da minha vida”, afirmou.

– O importante desabafo de Brad Pitt sobre alcoolismo após separação de Angelina Jolie

Para largar das drogas, houve um gota d’água: “Eu me lembro de um dia, pouco antes de decidir ficar sóbrio, em que me ocorreu que, se todo mundo que eu conhecia morresse — literalmente todo mundo –, eu não me importaria muito. Na verdade, talvez eu gostasse disso, porque seria uma desculpa para sentar sozinho em uma sala e usar drogas, já que todo mundo diria: ‘Bom, ele tem um motivo’.”.

“Eu acho que o meu eu de 16 anos se surpreenderia ao saber que estou bem. Que consigo encontrar felicidade nas coisas pequenas. Nem sempre, nem perfeitamente, mas o suficiente”, completou.

Um pouquinho de seu personagem icônico em ‘Harry Potter’ para quem quiser relembrar:

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Presidente contesta aumento de pena para maus-tratos aos animais e fará enquete no Facebook