Dia de festa no terreiro. “Joãosinho da Goméa — O rei do candomblé” foi selecionado para o Festival de Cinema de Gramado. O filme de Janaína Oliveira Refém e Rodrigo Dutra concorre em nove categorias da premiação, que acontece em setembro na serra gaúcha.
O ator Átila Bee caracterizado como Joãozinho da Gomeia.
O curta-documentário narra a história de João Alves de Torres Filho, o Joãosinho da Goméa. O babalorixá baiano se mudou para o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nos anos 1940, e fundou seu terreiro, conhecido como Terreiro da Gomeia. Parte das cenas do filme foram gravadas lá.
“Mesmo o terreno estando daquele jeito, foi forte, dolorido, bonito. Quando você se aproxima das coisas físicas de um personagem que estuda com tanto carinho e respeito, o impacto é muito forte”, contou Átila Bee, que interpreta o babalorixá, ao jornal “Extra”.
Convidada por Rodrigo para co-dirigir o filme, Janaína não aceitou de cara, mas mudou de ideia logo depois. Para ela, foi Joãozinho que orientou o diretor a convidá-la. “O filme é muito mágico de energia ancestral”, afirmou.
De acordo com a descrição do site do festival, o “filme apresenta Joãosinho da Goméa como narrador principal de sua história. Com músicas cantadas por ele, performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele é importante para as religiões de matriz africana.”
Os diretores do filme: Janaína Oliveira Refém e Rodrigo Dutra.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.