Debate

Joice Hasselmann posta foto mais magra e é alvo de ataques machistas de ambos os lados

por: Yuri Ferreira


A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) utilizou as redes sociais para comemorar sua nova forma física. Mais magra, a parlamentar postou fotos e logo vieram ataques machistas de ambos os lados do espectro político. Sites progressistas e grupos bolsonaristas utilizaram o corpo de Joice como válvula de escape para críticas de cunho sexista contra a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo.

Desde seu racha com o presidente Jair Bolsonaro – para quem a ex-jornalista fez acintosa campanha em 2018 -, Hasselmann vem sofrendo diversos ataques do que ela denuncia como ‘gabinete do ódio‘. Grupos bolsonaristas coordenaram ataques contra a deputada, sendo o maior xingamento ‘peppa’ – alusão ao personagem de desenhos infantis, uma porca -, uma insinuação gordofóbica e bastante machista. Até o filho do presidente, Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, já fez indiretas à parlamentar nesse sentido.

– Fabiana Karla fala de autoestima e aceitação do corpo: ‘O que a mente acredita’

Joice postou fotos mais magra nas redes sociais e foi objetificada

Depois de emagrecer 20 quilos, a deputada fez um post no Instagram celebrando a perda de peso e criticando os adversários políticos que se utilizaram disso para desmerecê-la:

“Aqui com uma calça jeans SEM ELASTANO tamanho 38 de quando eu era SOLTEIRA! Dois filhos depois, 20 e tantos anos depois, quase 20 kg a menos e cá estou em na mesma calça e ainda ficou folgada. O nome disso: DEDICAÇÃO, ESFORÇO, SUPERAÇÃO. A transformação das maldades de gente cruel em estímulo para melhorar, para se superar”, afirmou a deputada.

“Para aqueles que me atacaram, que tentaram me humilhar, me destruir emocionalmente, que me xingaram, que mentiram sobre mim, meu MUITO OBRIGADA. Transformei o ódio de vocês em AMOR PRÓPRIO. Vocês não só NÃO conseguiram me destruir como me deixaram MAIS FORTE e divido minha história com outras mulheres que precisam de incentivo para MUDAR”, continuou.

– Joice Hasselmann diz que feministas são ‘vexaminosas’ e ‘deselegantes’

Em conclusão, Joice anteveu os ataques:  “Vou dar uma dica para a turma do ÓDIO: podem atacar bastante minha pré-candidatura à prefeita. Venham, ataquem e vocês verão DO QUE SOU CAPAZ com minha força, dedicação e coração verdadeiro. Talvez até convide alguns dos maus para a posse ????! Beijinho no ombro da “PEPPA” FITNESS, FELIZ, FORTE COMO NUNCA”, completou, fazendo referência ao apelido gordofóbico que recebeu de seus adversários políticos.

Nas redes sociais e em grupos bolsonaristas, os ataques à ex-jornalista se mantêm a todo vapor, seja por sua postura crítica ao presidente Jair Bolsonaro  ou por seu emagrecimento.

Mas se você acha que somente a extrema-direita brasileira estaria no balaio, errou. O Diário do Centro do Mundo, um dos portais progressistas com linha editorial à esquerda, publicou duas manchetes bastante machistas. As duas matérias não são assinadas: “Com 20 quilos a menos, Joice reaparece hiper sexy, provoca gabinete do ódio e bomba nas redes” e “Invejosos, bolsonaristas perseguem Joice após ela ressurgir magra e sexy”.

Todas as divergências políticas entre as esquerdas e as direitas centradas na figura de Joice Hasselmann – que apoiou Jair Bolsonaro e foi líder do governo em 2019 – podem acontecer sem a necessidade de hipersexualizar, em uma objetificação machista, ou de atacá-la com comentários gordofóbicos. Além disso, a associação entre magreza e sensualidade é no mínimo problemática; já debatemos esse assunto com a aparição de Adele mais magra nas redes sociais.

– Joice Hasselmann faz enquete sobre descriminalizar maconha e leva um susto com o resultado

Confira a publicação original da parlamentar:

View this post on Instagram

Pensa numa criatura feliz igual “pinto no lixo” ???. Aqui com uma calça jeans SEM ELASTANO tamanho 38 de quando eu era SOLTEIRA!!! Dois filhos depois, 20 e tantos anos depois, quase 20 kg a menos e cá estou em na mesma calça e ainda ficou folgada ?. O nome disso: DEDICAÇÃO, ESFORÇO, SUPERAÇÃO. A transformação das maldades de gente cruel em estímulo para melhorar, para se superar. Para aqueles que me atacaram, que tentaram me humilhar, me destruir emocionalmente, que me xingaram, que mentiram sobre mim, meu MUITO OBRIGADA. Transformei o ódio de vocês em AMOR PRÓPRIO. Vocês não só NÃO conseguiram me destruir como me deixaram MAIS FORTE e divido minha história com outras mulheres que precisam de incentivo para MUDAR. Vou dar uma dica para a turma do ÓDIO: podem atacar bastante minha pré-candidatura à prefeita. Venham, ataquem e vocês verão DO QUE SOU CAPAZ com minha força, dedicação e coração verdadeiro. Talvez até convide alguns dos maus para a posse ????! Beijinho no ombro da “PEPPA” FITNESS, FELIZ, FORTE COMO NUNCA ? P.S : amanhã farei novo vídeo LIVE sobre minha dieta e reeducação alimentar.

A post shared by Joice Hasselmann (@joicehasselmannoficial) on


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Funcionário é preso por estuprar hóspede em hotel na Barra da Tijuca