Inspiração

Katiúscia Ribeiro abre vagas para curso de introdução à filosofia africana; participe

por: Vitor Paiva

Criar um mundo melhor pós-pandemia é tarefa de agora, e se muitos em isolamento aproveitam a situação para investir em cursos e em um aprimoramento de si, não há oportunidade melhor do que a nova turma do curso de Introdução à Filosofia Africana ministrado pela filósofa Katiúscia Ribeiro. Trata-se da décima turma do curso aberta pela filósofa, mestra e doutoranda em Filosofia Africana com pesquisa sobre filosofia Kemetica. A ideia é analisar, a partir de diversas correntes da filosofia africana, entre muitas coisas as consequências práticas da pandemia para a população negra no país.

O curso acontecerá através da plataforma de vídeo-chamada Google Hangouts Meet entre os dias 19 e 21 de agosto, com certificação garantida pelo laboratório Geru Maa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar de modo sucinto e sob aspectos introdutórios essas diferentes matizes dos estudos filosóficos africanos a partir de conceitos fundamentais, desde as escolas de escribas no Kemet, do Egito Antigo, até os dias de hoje. Assim,  mergulho será não só nos sistemas filosóficos mas também nos contextos históricos de cada época.

© Instagram

Serão três aulas oferecidas online, divididas em temas com apostilas específicas e personalizadas para o curso. O horário em cada dia será das 19h às 21h30, com uma carga horária total de 7h30 de estudos. A filósofa e professora Katiúscia Ribeiro é graduada em Filosofia pela UFRJ e Mestre em Filosofia e Ensino pela CEFET/RJ, atuando também como coordenadora geral do Laboratório Geru Maa de Africologia e Estudos Ameríndios da UFRJ, e como professora da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. Para saber mais e realizar sua inscrição, acesse o site aqui – e mais: 05 bolsas serão sorteadas, com informações no Instagram da professora.

A filósofa em conferência nos EUA © Instagram

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pão com azeite une sabor e benefícios ao corpo; os detalhes da tradição italiana