Debate

Líbano: padre foge de explosão durante missa e repórter é arrancada de cadeira ao vivo

por: Redação Hypeness

Beirute ainda se recupera do choque – físico e psicológico – provocado por duas explosões ocrridas na terça-fera (4) no porto da capital libanesa. São pelo menos 100 mortes e mais de 4 mil desaparecidos em um acidente sem proporções na história.

O resultado das explosões foi sentido a quilômetros de distâncias e gerou uma série de vídeos impressionantes. Dois deles chamram bastante a atenção. Uma das gravações mostra o desespero de um padre que transmitia pela internet uma missa sem fiéis por causa do isolamento social provocado pela Covid-19. É possível vê-lo correndo para se salvar ao sentir a igreja tremer. Parte do teto da estrutura desaba ao fundo enquanto o clérigo escapa.

– O que levou a Coreia do Norte a explodir o escritório de relações com a Coreia do Sul

Outro registro não menos impressionante foi colhido durante uma entrevista no escritório da BBC em Beirute. A repórter Maryem Taoumi estava conversando com Faisal Al-Aseel, coordenador de projetos da Agência para Energia Sustentável do Marrocos, no momento da tragédia. Ela foi jogada no chão no momento da explosão.

O estrondo impressiona. É possível ouvir uma explosão seguida de um barulho desesperador. A joralista, apear do trauma psicológico, passa bem. 

Repórter da BBC foi surpreendida por explosões

Nas imagens, pode-se ouvir um forte barulho, seguido por gritos da repórter e estilhaços de vidro no chão. Também é possível escutar o alarme de incêndio. 

– Blade Runner de Cubatão: ‘Eu faço política, só que na música’, diz Supla

Tragédia no Líbano 

Ao menos 100 pessoas morreram e outras 4 mil ficaram feridas na explosão. Equipes de resgate fazem buscas nos escombros. Dezenas de pessoas estão desaparecidas.

Ainda não se sabe a causa da explosão, que as autoridades afirmam ter começado em um armazém onde estavam armazenados 2.750 toneladas de nitrato de amônia, produto altamente tóxico usado na produção de fertilizantes e explosivos.

Beirute passou por destruição sem precedentes

Pelo menos 100 pessoas morreram

– Líbano: nitrato de amônio causou outras 3 grandes explosões na história humana

“Quase metade de Beirute está destruída ou danificada”, afirmou hoje o governador Marwan Abbud. De acordo com o governo, de 250 mil a 300 mil pessoas estão desabrigadas. “Dei uma volta por Beirute. Os danos podem chegar a entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões”, disse, acrescentando que está à espera da avaliação de especialistas e engenheiros.

Hoje o dia é de buscas por sobreviventes. “Nossas equipes ainda estão realizando operações de busca e salvamento nas áreas circundantes”, afirmou a Cruz Vermelha Libanesa em um comunicado oficial. 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Twitter/foto 2: Getty Images/foto 3: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
PM que baleou ator de ‘Amor & Sexo’, da Globo, mentiu sobre arma e invadiu casa