Arte

Lugar exato onde Van Gogh pintou sua última obra pode ter sido encontrado

por: Redação Hypeness

Vincent Van Gogh morreu no dia 29 de julho de 1890, aos 37 anos, após cometer suicídio. Horas antes de acabar com sua vida, o pintor pós-impressionista fez sua última obra, o quadro “Raízes de Árvore”, que retrata árvores coloridas e suas raízes. A localização exata da floresta que inspirou o artista era desconhecida — até agora.  

5 lugares que inspiraram alguns dos quadros mais incríveis de Van Gogh

O quadro ‘Raízes de árvore’, pintado por Van Gogh horas antes de morrer.

O diretor do Instituto Van Gogh, Wouter Van Der Veen, descobriu que a imagem veio de um local perto de Auberge Ravoux, onde o pintor holandês estava hospedado no vilarejo de Auvers-sur-Oise, perto de Paris.

A luz do sol retratada por Van Gogh indica que as últimas pinceladas foram feitas no fim da tarde, o que nos fornece mais informações sobre o curso desse dia dramático”, comentou o especialista. 

–  Museu Van Gogh disponibiliza mais de 1000 obras em alta resolução para download

A descoberta foi feito enquanto o diretor do instituto organizava uns documentos durante o período de isolamento da pandemia do coronavírus. De acordo com ele, a obra se parecia com um cartão postal encontrado em meio aos papéis e datado entre 1900 e 1910.  

Van Der Veen levou sua descoberta ao Museu Van Gogh, em Amsterdã, onde pesquisadores puderam analisar a pintura e o cartão mais afundo. 

Em nossa opinião, é altamente provável que a localização identificada por Van der Veen seja a correta e é uma descoberta importante”, disse Teio Meedendorp, um dos especialistas do museu. “Observando mais de perto, o crescimento excessivo do cartão postal mostra semelhanças muito claras com a forma das raízes na pintura de Van Gogh. Que esta seja sua última obra de arte, a torna ainda mais excepcional e até dramática.

Conheça o quadro que inspirou Van Gogh a pintar ‘A Noite Estrelada’

Auberge Ravoux, em Auvers-Sur-Oise, onde Van Gogh morou, na França.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estrelado por Regina Casé e dirigido por Sandra Kogut, ‘Três Verões’ estreia no Telecine