Debate

Montagens fake no Instagram que reforçam padrões e não enganam ninguém

Redação Hypeness - 26/08/2020 | Atualizada em - 03/09/2020

A hashtag “sem filtro” deve ser uma das mais usadas no Instagram. E talvez seja também uma das mais mentirosas. A rede social é repleta de fotos modificadas por filtros ou pelo uso do Photoshop. Algumas de formas tão abruptas que fica difícil pensar como a pessoa que publicou não percebeu antes de apertar “enviar”.

Ela criou um projeto para quebrar padrões de beleza com fotos avassaladoras

Quadril e o rosto da modelo à esquerda aparecem completamente desfigurados no Instagram; ao lado, mulher editou tanto os glúteos que o carro até amassou.

Acontece que, como sociedade, estamos mergulhados em padrões de exposição problemáticos. Principalmente as mulheres. Mesmo em 2020, ainda existe o pensamento de que elas precisam ter o corpo magro, braços finos, cinturas marcadas. Bochechas magras, narizes afilados e corpos padronizados de acordo com o que se entende como “bonito”. 

Vídeo mostra como os padrões de beleza mudaram em 100 anos

Em um mundo que prega cada vez mais a beleza das diferenças, ainda é possível encontrar sem esforço os traços que a sociedade reconhece como belos. Não à toa, cada vez mais procedimentos estéticos prometem “consertar” indesejadas características naturais de cada corpo. 

O resultado disso pode ser visto em algumas fotos destacadas em uma comunidade do Reddit que detecta alterações em fotos publicadas no Instagram. As imagens com borrões ao redor da área alterada — ou alterações totalmente desproporcionais ao corpo humano — são das mais variadas e assustadoras. Vem ver:

 

Publicidade

Fotos: Reddit


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.