Ciência

Mosquitinho do banheiro recicla matéria orgânica e impede entupimento de ralos

por: Redação Hypeness

Talvez você já tenha percebido que existe um bichinho que mora no seu banheiro. Conhecido popularmente como “mosquitinho do banheiro”, ele não está ali para espionar seu banho ou sentir odores escatológicos. Também conhecido como “mosca dos filtros”, ele é da família Psychodidae e tem sim uma função além de decorar os azulejos e passear pelas paredes do seu lavabos. 

Fotógrafo investiga a beleza (meio nojenta) dos insetos em zoom

O mosquitinho do banheiro em sua fase adulta; ciclo da vida não costuma passar de quatro semanas.

Com cerca de dois centímetros na fase adulta e característicos de ambientes úmidos, eles estão por todo o mundo, com exceção da Antártida. O corpo desses insetos é coberto por muitas cerdas Sua presença frequente em banheiros é explicada por um simples motivo: eles gostam de água suja. De nada adianta fechar as janelas para evitá-los na sua casa: eles não chegam por ali. 

Quando vão se reproduzir, as fêmeas adultas costumam colocar ovos perto da água, para permitir que as larvas cheguem até ela. Isso porque essas larvas se alimentam de matéria orgânica, seja no seu ralo (sim, elas adoram um esgoto!) ou até mesmo entre os azulejos. Pelo mesmo motivo, é comum ver os mosquitinhos em cozinhas também. 

Curiosidade: saiba como são os banheiros em vários lugares do mundo

Ciclo da vida do mosquito começa com o ovo, passa por quatro fases de larva, até chegar à pupa e, depois, à fase adulta.

O ciclo de vida dos mosquitinhos de banheiro, no entanto, é curto. Eles não costumam viver mais de um mês. Do ovo até o fim da fase adulta, é difícil vê-los resistir por mais de quatro semanas.

No fim da história, os inofensivos mosquitinhos do banheiro, na verdade, ajudam a sua casa (e seus encanamentos) e ficarem um pouco mais limpos. Porém, para afastá-los de sua casa, basta deixar banheiros e cozinha com a limpeza em dia com água sanitária.  

Insetos podem ser exterminados em até 100 anos. E isso pode causar nosso colapso

Publicidade

Fotos: Wikicommons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Astrônomos criam vídeo com primeira foto de buraco negro já vista na história