Ciência

Nasa divulga fotos inéditas com a diferença entre o pôr do sol em Marte e na Terra

por: Yuri Ferreira

A NASA publicou fotos inéditas comparando a diferença entre o pôr do sol observável em Marte e na Terra. Com imagens da sonda Curiosity, a agência espacial americana mostrou a curiosa contraposição entre o planeta vermelho e o planeta azul: ao contrário do nosso pôr do sol avermelhado, o nosso vizinho do sistema solar vê o dia acabar com o céu em um tom azulado.

As imagens comparam um pôr do sol observado em Marseille, na França, com a mesma visão na planície de Elysium, no Planeta Vermelho. A diferença atmosférica entre os dois astros é a principal motivação para a transição de cores entre as visões do fim de dia. Além disso, o Sol em Marte é um pouco menor do que na Terra, afinal, eles estão um pouquinho mais distantes do centro do sistema solar do que a gente.

– Nasa lança missão para saber se existe vida em Marte que foi lago há bilhões de anos

Dois mundos, um sol: foto compara o fim de tarde terráqueo com as visões marcianas de um pôr do sol

Segundo a agência, não existe um motivo definido para o pôr do sol azulado e com jeito noturno que se observa no planeta vermelho, mas cientistas tentam justificá-lo a partir da escassez atmosférica e grande quantidade de poeira que existe no ar marciano.

“Os tons azulados derivam do fato de que esse pó bastante fino é do tamanho certo para que somente a luz azul penetre a atmosfera marciana de maneira eficiente”, afirma Mark Lemmon, astrônomo da Universidade A&M do Texas, membro do time científico que comanda a missão do rover Curiosity em Marte, em entrevista ao canal oficial da NASA.

– Lua é pelo menos 85 milhões de anos mais jovem do que se pensava, diz estudo

“Quando a luz azul se espalha pela poeira, ela fica mais próxima da direção do Sol do que a luz de outras cores. O resto do céu é amarelo e alaranjado, pois as luzes amarela e vermelha se espalham por todo a atmosfera, em vez de serem absorvidas ou ficarem próximas ao sol”, completou.

Publicidade

Fotos: NASA


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: falta de ar está ligada ao mau uso da máscara