Ciência

Nasa investiga anomalia no campo magnético da Terra com potencial de instaurar o caos nas comunicações

por: Redação Hypeness

O que seria de nós, terráqueos, se não fosse o campo magnético que envolve o planeta? Ele guia bússolas e migrações de animais, mas também age como um escudo protetor da Terra, repelindo partículas energéticas que vêm do Sol.

Esse campo magnético, contudo, tem um ponto excepcionalmente fraco. Fica sobre a América do Sul e o sul do Oceano Atlântico, batizada de Anomalia do Atlântico do Sul.  Sua existência permite que algumas dessas partículas solares mergulhem mais perto da superfície do que o normal.

– Asteroide do tamanho de SUV bate recorde ao passar menos de 3 mil km da Terra

A anomalia não causa impactos visíveis na vida diária na superfície da Terra

Segundo especialistas, a existência dessa “fraqueza” pode causar grandes problemas para satélites e espaçonaves. Isso porque o Sol expele um fluxo constante de partículas. E, na região da anomalia, a radiação dessas partículas pode derrubar computadores de bordo e a coleta de dados de satélites. É por isso que operadores geralmente desligam componentes não essenciais de satélites quando passam pela Anomalia do Atlântico do Sul. 

– Neve cobre montanhas, bate recorde de 2013 e cidades registram até -8ºC; veja fotos e vídeos

A Nasa, agência espacial americana, é responsável por monitorar essa anomalia, e reportou uma “pequena evolução” nessa região de menor intensidade do campo magnético da Terra.  Estudando a anomalia, cientistas observaram que a região está crescendo e se expandindo para o oeste. E ela também começou a se dividir.

Dados recentes mostram que o “vale” da anomalia, ou onde há menor força no campo magnético, se dividiu em dois lobos, causando ainda mais dificuldades para missões de satélite.

 Campo magnético da Terra está mudando mais rápido que se sabia; entenda

A anomalia não causa impactos visíveis na vida diária na superfície da Terra, mas estudá-la também é uma boa oportunidade para cientistas aprenderem o mecanismo por trás do campo magnético da Terra.

Publicidade

Foto: Divulgação/Nasa


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que é a Pedra de Roseta, o mais importante documento arqueológico sobre o Egito Antigo?