Ciência

Nasa transmite na madrugada maior pico de estrelas cadentes do ano e espera 15 meteoros por hora

por: Yuri Ferreira

A noite de hoje será especial. Os céus serão tomados pelo maior pico de estrelas cadentes do ano. O evento histórico será transmitido ao vivo pela página do Facebook da NASA. Isso mesmo: a chuva de meteoros chamada de ‘Perseidas’ vai tomar o céu desta noite e você poderá testemunhar tudo do conforto de sua casa.

A observação da chuva de meteoros será mais fácil no Norte e no Nordeste do Brasil, mas o show será visível em outras partes do país, só que com uma quantidade menor de meteoros por hora. Para o lado norte do Equador, serão mais de 60 estrelas cadentes a cada 60 minutos. No sul, serão cerca de 15 meteoros por hora.

– Chuva de meteoros pode ser vista no Norte e Nordeste nesta madrugada

Essa é uma foto da Perseidas tirada nos EUA no ano passado. Bonito, né?

O fenômeno vai começar a ser visível a partir das 22h no Brasil, na direção da constelação de Perseu. Para saber onde ela está, vale dar uma olhada no Stellarium, um atlas do céu para orientação de apaixonados por astronomia.

As Perseidas são originárias do pó do cometa 109P/Swift-Tuttle e podem ser observados na mesma época todos os anos, permitindo um show no céu para os amantes da astronomia.

“Se onde você estiver não estiver nublado, vá a um ponto de observação longe de luzes, deite-se e olhe para o céu. Não precisa de nenhum equipamento para ver as Perseidas, só os seus olhos. Como telescópios e binóculos não permitem uma visão ampla, eles vão te atrapalhar”, afirma Emily Clay, jornalista do Watch the Sky, blog oficial da NASA.

– Câmera mostra explosão de meteoro no céu do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas; veja vídeo

Se você tem uma conta no Facebook, é só participar desse evento da NASA, transmitido ao vivo pela rede social. Prepare-se para o bombardeio encantador de meteoros!

Heads up, Earthlings! The annual Perseid meteor shower is at its peak this week.

If you can––go outside and look up. If…

Publicado por NASA Meteor Watch em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Playlist reúne as músicas mais felizes de todos os tempos segundo neurocientistas