Ciência

Neve cobre montanhas, bate recorde de 2013 e cidades registram até -8ºC; veja fotos e vídeos

por: Redação Hypeness

Rio Grande do Sul e Santa Catarina enfrentam uma onda histórica de frio, que chegou à região Sul nesta semana e provocou neve em algumas cidades. O registro de temperaturas abaixo de zero ao longo da noite de ontem e madrugada de hoje têm impressionado na internet e o frio no Brasil virou sido um dos assuntos mais comentados.

Teve neve e temperatura -8º C

– Com 18 graus, Antártica acaba de registrar temperatura mais alta da história

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) temperaturas próximas a – 5°C em São Joaquim (SC) e – 8°C em Bom Jardim da Serra (SC), foram registradas, além de neve nas regiões. 

Um consolidado do site Climatempo com as temperaturas aferidas às 5h pelo Inmet indica temperaturas abaixo de zero em outras cidades da região. Já no Rio Grande do Sul, as cidades de Gramado, Canela, São José do Ausentes, Cambará do Sul e São Francisco de Paula estão entre as cidades com registro de neve. 

O frio foi tanto, que algumas montanhas de Santa Catarina amanhaceram cobertas de neve. O fenômeno não era visto desde de o que ficou conhecido como a grande nevasca de 2013. Neste ano, a neve atingiu mais de 80 cidades do Sul e obrigou o fechamento de rodovias e escolas.

Registro da Serra do Corvo Branco, em SC

– Este site cria playlists inspiradas no clima do lugar onde você está

Massa de ar polar

A onda histórica de frio é causada por uma massa de ar polar vinda da Argentina. Na última terça-feira (18), o MetSul descreveu o fenômeno como “excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”.

– Frente fria com potencial histórico pode levar neve ao Sul de SP e frio acima da linha do Equador

A frente fria também deverá ter efeitos sobre o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte brasileiro, mas é no Sul onde ela será mais intensa. A queda de neve está aí para provar, correto? 

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Twitter/foto 2: Jardel Joaquim/MetSul


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uma singela investida na jardinagem pode ser mais eficiente que 8 sessões de meditação