Ciência

Novas células gustativas descobertas mudam o que se sabia sobre detecção de sabores

por: Redação Hypeness

Cientistas que estudam as células gustativas do organismo — aquelas responsáveis pela identificação de sabores no paladar — descobriram que, ao contrário do que se pensava, algumas delas conseguem detectar diferentes gostos ao mesmo tempo. Anteriormente, sabia-se apenas sobre células que identificavam doce, salgado, amargo, azedo ou outros sabores isolados, mas não todos ao mesmo tempo. A pesquisa foi publicada no jornal “PLOS Genetics”.

Comer um pouco de queijo todos os dias faz bem à saúde, diz estudo

Criança faz lanche com a família: descoberta científica muda o que se sabia sobre o paladar.

Até agora havia três tipos de células gustativas conhecidas pela ciência. As do tipo I são conhecidas como células de suporte. As do tipo II determinam os sabores amargo, doce e umami (sabor reconhecido mundialmente nos anos 2000). Já as do tipo III seriam as responsáveis pelo reconhecimento dos sabores azedo e salgado.

Um estudo conduzido na Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, identificou um novo subconjunto de células do tipo III capaz de perceber todos os cinco tipo de sabor. Elas conseguem reconhecer estímulos de todos os sabores e reagem de formas específicas a cada um deles. O estudo vai ajudar pesquisadores a entenderem ainda mais como o nosso cérebro processo esse tipo de informação. 

Experimento mostra o que acontece com seu corpo quando você se alimenta apenas de orgânicos

“As células gustativas podem ser seletivas ou responsivas, de forma geral, a estímulos, o que se assemelha ao comportamento das células do cérebro que processam essas informações. Futuros experimentos serão focados em compreender como as células gustativas amplamente responsivas contribuem para a codificação gustativa”, explicou a Dra. Kathyrn Medler.

Coronavírus: saibam como a Covid-19 atua em seu corpo

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Marte: NASA encontra poço de 180 metros em missão no planeta vermelho