Ciência

Novo dinossauro primo do T-Rex é descoberto em ilha britânica

por: Redação Hypeness

A Ilha de Wight, localizada ao sul de Southampton, na Inglaterra, abrigava um dinossauro considerado por paleontologistas como um “primo” do Tiranossauro Rex (o T-Rex, para os íntimos). A descoberta foi feita no ano passado, após quatro ossos terem sido encontrados na praia de Shanklin, mas só agora revelados. Acredita-se que o animal extinto seja uma nova espécie descoberta de terópode e que tenha vivido no período Cretáceo, há 115 milhões de anos.

Cauda de dinossauro com 99 milhões de anos é encontrada preservada em âmbar

Vectaerovenator inopinatus: um dos fósseis encontrados na Ilha de Wight.

O “primo” recebeu o nome de Vectaerovenator inopinatus e a estimativa é que ele tenha tido cerca de quatro metros de comprimento. O nome faz referência a características fisiológicas do animal, que tinha espaços de ar entre ossos das costas, do pescoço e de sua cauda. A característica ajudou os cientistas a determiná-lo como um terópode.

Descoberto no Brasil o mais antigo dinossauro ‘pescoçudo’ do mundo

Esses espaços são chamados de sacos de ar e são semelhantes aos encontrados em aves. Eles ajudam o animal a respirar melhor e também fazem o animal a ser mais leve. 

Os quatro fósseis encontrados e suas prováveis localizações no esqueleto do dinossauro.

A descoberta dos ossos aconteceu em três momentos diferentes entre algumas semanas em 2019. Duas delas foram feitas de forma individual e outra por um grupo familiar, próximo a área de Knock Cliff, na praia. Pesquisadores acreditam que ele tenha vivido um pouco mais ao norte de onde os fósseis foram encontrados. 

Fóssil de ancestral de tiranossauro é encontrado em cidade do interior do Rio Grande do Sul

A alegria de encontrar os ossos que nós descobrimos foi absolutamente fantástica. Eu achei que eles eram especiais e os levei ao Dinosaur Isle Museum quando fomos lá”, disse Robin Ward, ao “Sci News”, um caçador de fósseis que estava com a família na Ilha de Wight quando eles fizeram a descoberta. 

Publicidade

Foto 1: Trudie Wilson/University of Southampton / Foto 2: Darren Naish/University of Southampton / Vídeo: YouTube/University of Southampton


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça Ceres, o planeta anão que é um mundo oceânico